fbpx

Construindo Casas

8 etapas de uma obra para quem planeja construir do zero

O momento de adquirir a casa própria é um grande passo na vida de qualquer pessoa e, junto com ele, surge a dúvida: é melhor comprar uma casa pronta e não ter que passar por todas as etapas da obra, reformar ou construir do zero?

Muitas vezes, construir sua residência desde o início torna-se a melhor opção. Ao escolher uma casa pronta, você provavelmente terá que abrir mão de alguns itens com os quais sempre sonhou. Pode ser que a casa não seja no seu bairro preferido ou menor do que tinha imaginado. Em muitos casos, será preciso alguma reforma, o que pode ficar acima do seu orçamento.

Com um bom planejamento, é possível ter uma obra sem preocupação e ainda ter como resultado a casa dos seus sonhos. Confira, então, quais são as principais etapas de uma obra e comece a se organizar para a sua construção!


1. Escolha do terreno

Quanto você realmente tem para investir? A resposta dessa pergunta o orientará para escolher o terreno. Antes de pensar em tamanho, veja a localização, a segurança e também o tipo de residência que você quer. Um sobrado exige um terreno menor, e uma casa plana vai exigir um lote maior.

Busque saber também como é a vizinhança e se a região está sujeita a alagamentos e enchentes. Considerando todos estes aspectos, volte para o seu orçamento e escolha o lote.

Atenção: terrenos de esquina acabam perdendo espaço por conta das calçadas laterais. Outro detalhe para observar é a inclinação do lote, para evitar ter um custo alto com terraplanagem.


2. Planejamento

Feita a escolha do terreno, é hora de colocar o projeto no papel. Para não perder o controle dos gastos, crie uma planilha com orçamento da obra e comece a procurar as pessoas que executarão sua obra. Você vai precisar de uma equipe composta por arquiteto, engenheiro e mestre de obras. Vamos às funções de cada um:


Arquiteto

É responsável por criar o projeto da casa. Ele saberá aproveitar muito bem o terreno e ainda proporcionará estética à sua residência. Geralmente os profissionais cobram por m² ou por projeto. Alguns arquitetos oferecem também o serviço de acompanhar a obra etapa por etapa. Procure por referências e projetos já executados por ele antes de fechar a contratação.


Engenheiro

Será o responsável pelo planejamento estrutural, elétrico e hidráulico da sua casa. Toda obra precisa de um engenheiro que assine e garanta que a casa é segura. Geralmente, é ele o responsável por adequar o projeto conforme a legislação e viabilizar a aprovação da obra na prefeitura. Alguns arquitetos têm engenheiros parceiros e vice-versa.

Além do engenheiro responsável pelo projeto estrutural, é necessário ter um engenheiro civil acompanhando a obra. Ele será o responsável técnico da obra que assistirá à execução dela, orientará o mestre de obras e garantirá que todas as normas sejam respeitadas.


Mestre de obras

Muita atenção na hora de contratar o responsável pela execução da obra. É fundamental buscar referências de pessoas que já trabalharam com ele e ter total confiança nesse profissional.

Com a equipe inicial montada, é hora de fazer o projeto da sua casa, sempre com o seu orçamento em vista. Informe para todos quanto poderá gastar e não tenha vergonha de fazer perguntas.

Uma boa questão para fazer a eles é pedir orientações sobre quanto reservar para cada etapa da obra. Tome nota de todos os gastos durante as etapas da obra para não se perder.



3. Fundação

De certa forma, a primeira etapa da construção é a mais importante, pois, se ela não for bem realizada, toda a casa pode ficar comprometida. É a hora de limpar e nivelar o terreno e fazer as fundações, ou alicerce, como é popularmente conhecido.

O projeto do seu engenheiro deverá ser seguido à risca. Nesta etapa você precisará contratar empresas de terraplanagem e limpeza de terrenos, e comprar materiais como cimento, concreto e aço para construção das fundações.

Sugira a instalação de um contêiner ou solicite a construção de uma pequena casa de madeira com chave para guardar os materiais e equipamentos que ficarão na obra.

Esta não é a fase de maior gasto e nem a mais demorada. Então, compre materiais de qualidade e respeite o tempo de secagem (cura) do concreto para não correr nenhum risco no futuro.


4. Alvenaria

Após a construção da base da sua casa, é hora de erguer as paredes. Seu mestre de obras vai solicitar materiais como tijolos, cimento, areia, etc.

Você deve ficar atento, pois o tempo de conclusão dessa fase varia conforme os materiais escolhidos, condições climáticas e tamanho da equipe. Mantenha ativa a conversa com seu pedreiro e peça visitas de seu arquiteto para verificar se tudo está certo.

Investir em materiais de qualidade para a casa ficar livre de problemas por muitos anos é uma estratégia inteligente.


5. Estrutura

Depois de levantar as paredes, é hora de fabricar as colunas e vigas que darão sustentação à casa. Existem muitos tipos de estruturas e a mais comum em casas é a de concreto armado.

Os outros tipos de estruturas que vêm ganhando mercado são a alvenaria estrutural, steel frame e tijolo ecológico. Os valores variam e cada mestre de obras prefere trabalhar com um tipo de estrutura.

Vale a pena lembrar que o tipo de estrutura faz parte do projeto, ou seja, a definição de qual será o tipo de estrutura da sua casa deve ser tomada antes de iniciar a construção.

É ideal fazer os orçamentos com antecedência, conversar com seu engenheiro e mestre de obras e decidir o melhor custo-benefício.

É importante que as esquadrias (a estrutura base de portas e janelas) não sejam colocadas agora, mas somente durante a fase de acabamento.



6. Instalação elétrica e hidráulica

O momento de instalar os sistemas que ficam por dentro das paredes é este: antes da finalização delas. Além de cabos e canos, é a hora de instalar o quadro de distribuição de energia, conexões e fios. As tomadas, torneiras e as lâmpadas virão só depois, no acabamento.

Para contratar os profissionais que farão essa parte da obra, busque indicações. Seu mestre de obras talvez conheça alguém. Vale a pena fazer o acompanhamento dessa etapa para verificar se os espaços para as tomadas e torneiras estão nos lugares certos. Na dúvida, verifique novamente o projeto e não tenha medo de usar uma trena para medir.

Se o projeto incluir um sistema de gás e ar-condicionado, essa é a hora de instalar a estrutura interna para a colocação deles (canos e furos). Assim, não será necessário quebrar as paredes depois.


7. Cobertura

Agora, a sua casa vai começar a parecer uma residência. Chegou a hora da cobertura. Após posicionar os canos e tubos nas paredes, é feita a laje. A laje faz parte da estrutura que dá sustentação à casa e, por isso, a sua montagem e construção devem seguir rigorosamente o projeto estrutural.

Uma vez feita a laje, é hora de fazer o telhado. O telhado pode ser exposto ou embutido e usar telhas de cerâmica, fibrocimento, concreto, ecológica, PVC, entre outros materiais. Mais uma vez, verifique o projeto e busque encontrar o melhor custo-benefício.

Pode ser que seu mestre de obras divida a equipe nesse momento, para que uma parte termine o telhado e outra já comece os acabamentos. Isto otimizará o tempo da obra. Após a cobertura, seus profissionais não ficam tão à mercê do clima e muitos dias de chuva poderão ser aproveitados.


8. Acabamento

Antes dos acabamentos, vale a pena solicitar o fechamento do terreno, caso não tenha sido feito ainda. Adiante a frente e coloque tapumes ou os portões, se possível. Como azulejos, porcelanatos, metais de cozinhas e banheiros e outros detalhes são caros, fechar a casa pode evitar prejuízos.

Feito isso, o primeiro passo da fase de acabamento é sempre a colocação de esquadrias. Depois, vem o contrapiso, revestimentos de reboco ou gesso, instalação dos revestimentos e pisos e colocação de peças sanitárias e bancadas.

Por fim, é feita a instalação de portas e vidros, torneiras, tomadas e iluminação. Agora, a casa está essencialmente pronta, restando apenas a pintura das paredes e os serviços complementares, como a jardinagem e uma boa limpeza pós-obra.

Essa fase costuma ser cansativa por ter muitos detalhes, mas é a que demonstrará a sua personalidade na casa. Além disso, considere ter bons profissionais em acabamentos com você e escute os conselhos do seu arquiteto para escolher.

Por ser final de obra, pode ser que a paciência já não esteja 100%, mas acredite: está acabando e falta muito pouco para que seu sonho se realize.

Conhecer as etapas de uma obra é muito importante na hora de fazer seu orçamento e compreender o tempo que levará para construir a casa. Fazer um bom planejamento, ter paciência e bons profissionais é essencial para que sua obra saia como esperado.

Quer conhecer mais sobre construções, etapas da obra e como comprar materiais? Então, curta a nossa página no Facebook e receba diversas dicas para tornar realidade o seu sonho da casa própria.


12 comentários em “8 etapas de uma obra para quem planeja construir do zero”

  1. ROBSON LUIZ DOS SANTOS BRITO

    Que bom que achei esse post. Em muito me orientou estava muito perdido. Agora sei que rumo tomar e iniciar a obra .

  2. Perfeito. Sou empreiteira no Paraná, Santa Catarina e São Paulo e os detalhes estão corretíssimos. Parabéns por esse trabalho bem detalhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *