fbpx

Construindo Casas

Capa paredes

Paredes: alvenaria de vedação

O que é uma parede?

Nesta etapa, a sua obra começa a ganhar forma de casa e você passa a ter uma noção melhor da disposição e tamanho dos cômodos com o levantamento das paredes.

Na estrutura de concreto armado a parede não tem função estrutural. Neste sistema construtivo, as paredes suportam apenas o seu próprio peso, mais as cargas das portas e janelas instaladas nela. Por isso, este tipo de parede é chamada de alvenaria de vedação.

Além de dividir os ambientes da casa, as paredes proporcionam o isolamento térmico e acústico. Elas podem ser feitas de materiais como tijolos cerâmicos conforme figura abaixo:

Alvenaria de vedação com tijolo cerâmico

Ou blocos de concreto como ilustrado na figura a seguir:

Alvenaria de vedação com bloco de concreto


Tijolos cerâmicos

Popularmente conhecidos como tijolo baiano, bloquinho ou blocão. Os blocos cerâmicos proporcionam maior conforto térmico e são mais leves e fáceis de manusear do que os blocos de concreto.

Porém os tijolos cerâmicos quebram mais facilmente, o que gera mais perdas, e consomem mais argamassa. Além de gerar mais “quebradeiras” nas manutenções dos sistemas elétricos e hidráulicos.

Tijolos cerâmicos

Os blocos cerâmicos são comercializados em diversas medidas. Você encontra tijolos com larguras de 9, 11,5, 14 ou 19cm, alturas de 14 ou 19cm e comprimentos de 19, 24, 29 ou 39cm. Uma mesma medida pode ter quantidade de furos diferentes. É comum encontrarmos na mesma cidade o tijolo bloquinho (11,5x14x24cm) com 6 e 9 furos.

Além dos blocos tradicionais acima, são utilizados no levantamento das paredes canaletas cerâmicas com as medidas equivalentes as dos blocos. Estas canaletas são utilizadas para fazer cintas de amarração e vergas e contra-vergas.

Canaletas cerâmicas

Os tijolos de qualidade têm aparência homogênea, arestas vivas e superfície lisa. Eles não devem apresentar tricas ou buracos.


Blocos de concreto

Também conhecidos como blocos de cimento, os blocos de concreto proporcionam melhor conforto acústico, quebram menos (menos perdas) e utilizam menos argamassa quando comparamos ao tijolo cerâmico.

Também geram menos “quebradeira” nas manutenções nos sistemas hidráulicos e elétricos. Porém não podem ser manuseados e utilizados em dias chuvosos, pois absorvem água com facilidade.

Blocos de concreto

Eles são comercializados em diversas medidas. Você encontra blocos de concreto com larguras de 9, 14 ou 19cm e comprimentos de 19, 29 ou 39cm. A altura é sempre 19cm.

Assim como nos tijolos cerâmicos, também existem canaletas de concretos compatíveis com os blocos conforme ilustrado na figura abaixo.

Canaletas de concreto

Os blocos de qualidade têm aparência homogênea, arestas vivas e superfície áspera. Eles também não podem apresentar tricas ou buracos.


O que é argamassa?

A argamassa é a massa feita com cimento, areia e cal ou aditivo responsável por colar os blocos cerâmicos ou de concreto.

O que é argamassa

Para garantir uma argamassa de qualidade certifique-se que a areia e água estão limpas e sem outros materiais ou poluentes.

Fique atento, pois, a argamassa utilizada para assentar os tijolos cerâmicos é diferente da argamassa utilizada nos blocos de concreto.


O que é verga e contraverga?

As vergas e contravergas são utilizadas para melhorar a distribuição das cargas em volta das portas e janelas. Elas reduzem o risco de surgimento de trincas e fissuras nas paredes.

O que é verga e contraverga das paredes

Em construções pequenas, com vãos inferiores a 2m, as vergas e contravergas são construídas com blocos canaletas e preenchidas com concreto e barras de aço. O comprimento da verga ou contraverga deve ser, no mínimo, 20% maior que o vão em cada um dos lados.



Como fazer um parede?

Primeira fiada

Com a viga baldrame impermeabilizada inicia-se o processo de assentamento dos blocos para levantamento das paredes. A primeira fileira (fiada) de blocos é a mais importante, ela irá determinar onde as paredes serão erguidas. Por isso, elas devem ser bem demarcadas e comparadas ao gabarito da obra.

Primeira fiada da alvenaria de vedação das paredes

Depois começa o processo de levantamento da parede, onde os tijolos ou blocos são colados com a argamassa. A cada duas fiadas o seu pedreiro deve verificar a amarração dos blocos nos encontros das paredes. Ele também deve verificar se o prumo (alinhamento vertical) e nível (alinhamento horizontal) estão corretos. Abaixo descreveremos alguns características de paredes bem feitas.


Prumo

O prumo de face é um equipamento simples, mas muito eficaz. Basta encostar a parte de madeira na parede e observar se a parte de ferro para saber se a parede está alinhada verticalmente ou não. Veja o exemplo abaixo:

Como verificar o Prumo das paredes


Nível

Já para saber se a parede está alinhada horizontalmente o seu pedreiro deverá utilizar o nível. Neste teste a bolha de ar do equipamento deve ficar no centro do medidor.

Como verificar o Nível das paredes


Esquadro

Geralmente os encontros das paredes possuem ângulos de 90 graus. Nestes casos você pode verificar se o esquadro está correto esticando uma linha entre as diagonais. Se a medida for igual esta tudo certo. Caso as medidas estejam diferentes, é sinal que os ângulos nos cantos das paredes não estão com 90 graus.

Como verificar o Esquadro das paredes


Alinhamento

Para verificar se as paredes estão paralelas e com as distâncias corretas, um bom teste é verificar em dois ou três pontos a distância entre elas com uma trena. O correto é que as três medições sejam iguais.

Como verificar o Alinhamento das paredes

Verifique também o alinhamento das paredes e corredores esticando uma linha de uma extremidade a outra, se a linha descolar da parede é sinal que o alinhamento esta errado.

Como verificar o Alinhamento 2 das paredes


Verga e contra-vergas

Após verificar o alinhamento das paredes pode-se definir os vãos onde serão instaladas as portas e janelas da casa. Verifique se as posições, esquadros e medidas estão iguais ao projeto.

Como verificar o Verga e contra-vergas

Verifique também se as vergas e contravergas estão niveladas horizontalmente. E se as vergas foram devidamente escoradas.


Instalações hidráulicas e elétricas

Depois de levantadas as paredes, são feitos cortes para a passagem das tubulações hidráulicas (água fria e quente) e elétricas. Evite fazer cortes horizontais na parede e verifique se as posições dos cortes estão coerentes com o projeto arquitetônico.

Instalações hidráulicas e elétricas nas paredes

Uma vez levantadas as paredes, o próximo passo será a fazer as colunas.


Como calcular os materiais de construção?

Quer saber qual é a forma mais fácil de calcular os materiais de construção das paredes? Então assista o vídeo abaixo e conheça da planilha Calculadora do Obra:

 

Saiba mais sobre a planilha


Tijolos ou blocos

Para saber a quantidade de tijolos ou blocos que irá utilizar, basta calcular a área da alvenaria da construção em m², descontando as áreas dos vãos das esquadrias. Depois, é só dividir pela área do bloco escolhido em m².

Neste caso é importante considerar a espessura da argamassa, portanto, a área do bloco escolhido será o (comprimento do bloco + argamassa) x (altura do bloco + argamassa). Geralmente a argamassa tem 1cm de espessura.


Argamassa

Para calcular o volume de argamassa de assentamento, basta calcular o volume da alvenaria (descontados os vãos) e subtrair o volume total dos blocos escolhidos (largura x comprimento x altura).

Se optou por comprar argamassa pronta, é só dividir o volume pelo rendimento recomendado pelo fabricante para descobrir quantos sacos deverá comprar. Depois é só adicionar a quantidade de água especificada na embalagem para realizar a mistura.

Se você pretende fazer a argamassa na obra, o próximo passo é escolher o traço da argamassa para obter o rendimento (quantidade cimento, cal ou aditivo e areia para produzir 1 m3) e depois multiplicar pelo volume calculado anteriormente.


Verga e contra-verga

Bloco canaleta

Para saber a quantidade de blocos canaleta que irá utilizar nas vergas e contravergas, basta somar as larguras de todas as vergas e contravergas, e dividir o total pelo comprimento do bloco canaleta.


Concreto

Para calcular o volume de concreto para preencher as vergas e contravergas, basta calcular o volume de cada bloco canaleta e multiplicar pela quantidade de blocos que serão utilizados. O volume de cada bloco canaleta é calculado multiplicando a altura x largura x comprimento do bloco escolhido. Lembre de converter todas as medidas para metros.

Se você optou em comprar o concreto pronto, o cálculo já está pronto. Já se optou por fazer na obra, o próximo passo é escolher o traço do concreto para obter o rendimento (quantidade cimento, areia e pedra para produzir 1 m3) e depois multiplicar pelo volume calculado anteriormente.


Aço

Você deverá calcular a metragem dos vergalhões (barras de aço) que irão ser utilizados e dividir por 12 para saber quantas barras de aço irá precisar para as vergas e contravergas.


2 comentários em “Paredes: alvenaria de vedação”

  1. Bom dia,
    Ecxelente Planilha.
    Única dúvida minha seria para calcular quando for tijolo deitado?
    Poderia ter essa opção na planilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *