fbpx

Construindo Casas

Capa reboco

Paredes: chapisco, emboço e reboco

O que é o chapisco, emboço e reboco?

O reboco é uma superfície lisa e impermeabilizante que cobre as paredes e tetos. Ele tem cerca de 2cm de espessura e é feito com uma argamassa composta por cimento, areia fina, cal ou aditivo. Nesta etapa da construção a alvenaria receberá o seu primeiro acabamento, tornando a superfície da parede regularizada, plana e lisa.

No final desta etapa as paredes estarão prontas para receber a pintura, azulejos, pastilhas, texturas, papel de parede, entre outros tipos de revestimento.

Chapisco, emboço e reboco

Geralmente as instalações hidráulicas (posicionamento dos canos, registros e torneiras de água fria e quente) e elétricas (passagem dos eletrodutos e fixação das caixinhas de luz e tomadas) são feitas antes da aplicação do revestimento. Mas isso não é obrigatório, existem profissionais que preferem fazer depois devido as possíveis variações na espessura do reboco.


Chapisco

O reboco não deve ser aplicado diretamente nos tijolos ou blocos. Antes, para aumentar a aderência da argamassa ao bloco, deve ser feito o chapisco.

O chapisco é uma argamassa feita de cimento e areia grossa e aplicada na alvenaria de forma irregular. Ela é responsável por aumentar a rugosidade da superfície da alvenaria.


Emboço

Se a sua parede for receber revestimentos como azulejos, pastilhas, porcelanatos, mármores, entre outros tipos de placas.

Não é necessário fazer o alisamento (empenamento) do reboco. Pelo contrário, é desejado ter uma superfície mais áspera para aumentar a aderência da argamassa que irá colar o revestimento na parede. Este reboco não alisado se chama Emboço.



Como fazer o chapisco, emboço e reboco?

Limpar o local e proteger as instalações

Primeiramente, verifique se as instalações hidráulicas e elétricas estão nos lugares corretos. Confira também se os rasgos foram fechados e as saídas dos canos, eletrodutos e caixas foram tampadas.

Verifique também se foi feita a limpeza e retirada da poeira das paredes. Em locais muito quentes e secos é recomendado molhar as paredes antes de fazer o chapisco.


Chapisco

Verifique se o seu pedreiro utilizou a proporção correta de cimento e areia na preparação da argamassa. O chapisco deverá ser aplicado jogando a argamassa contra a parede.

Como fazer o Chapisco

Após a aplicação você deverá ter uma superfície com várias imperfeições e muito áspera.


Fixação das mestras

Antes de aplicar o reboco é necessário fazer a fixação das mestras ou taliscas. As mestras servirão de guia para o seu pedreiro não errar na espessura.

Como fixar as mestras no chapisco

As mestras geralmente são retalhos de piso ou pedaços de madeiras fixados na alvenaria com a própria argamassa do chapisco. Elas devem ter o espaçamento de 1 metro entre si, mesmo tamanho da régua se será usada no alisamento.


Emboço

Para fazer o emboço o seu pedreiro deverá iniciar o sarrafeamento (nivelamento) logo após a aplicação da argamassa. No final verifique se a superfície é regular e áspera.

Como fazer o Emboço


Reboco

A argamassa do reboco deve ser fina e pastosa. Verifique se o seu pedreiro peneirou a areia antes de fazer a massa.

Como fazer o Reboco

O reboco deve ser aplicado nas paredes com auxílio de colher de pedreiro e depois alisado com a desempenadeira. Verifique se estão respeitando as espessuras das mestras para evitar que o reboco fique muito grosso.

Quando o reboco ficar pronto a parede deverá ser uma superfície regular e lisa. Verifique contra a luz se existe imperfeições como ondulações e rugosidades.

O tempo de secagem do reboco ou emboço é de 7 dias. Após este período você pode fazer a pintura ou instalar os demais revestimentos.


Como calcular os materiais de construção?

Quer saber qual é a forma mais fácil de calcular os materiais de construção do reboco? Então assista o vídeo abaixo e conheça da planilha Calculadora do Obra:

 

Saiba mais sobre a planilha


Argamassa

Você pode fazer a argamassa na obra com cimento, areia, cal hidratada, aditivo e água, ou comprar uma argamassa pronta. Mas em ambos os casos você deve calcular primeiro o volume da argamassa necessário multiplicando a altura x comprimento da parede x espessura da argamassa. Não esqueça de considerar a área do teto se for o caso. Fique atento para usar a mesma unidade de medida e descontar as áreas das portas e janelas.

Se optou por comprar argamassa pronta, é só dividir o volume pelo rendimento recomendado pelo fabricante para saber a quantidade de sacos comprar. Agora, se você optou por fazer a argamassa na obra. O próximo passo é escolher o traço para saber o rendimento (quantidade de cimento, cal ou aditivo e areia para produzir 1m³). Depois multiplique o volume da argamassa pelo rendimento para saber a quantidade que irá precisar comprar de cada material.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *