O que é o gabarito da obra?
Depois de montar o canteiro de obras no terreno limpo e terraplanado. Inicia-se a fase de locação da obra ou montagem do gabarito da obra. Nessa fase começamos a ter uma noção do tamanho da casa e dos cômodos.
Nesta etapa você irá desenhar a planta baixa da sua casa no terreno. Isso mesmo, antes de começar a construir é necessário fazer as marcações no lote de onde serão os recuos, fundações, paredes e posições dos elementos estruturais. Além de posicionar a casa no lote, o gabarito também determina o nível (altura) da construção. Nesta hoje é crucial que você tenha em mãos os projetos arquitetônico e estrutural.
O gabarito é um cercado de madeira construído com objetivo de auxiliar na marcação dos eixos das paredes e fundações. Ele permanecerá na obra até que seja feita a primeira fiada da parede.
A área do gabarito deve ser maior do que a área da casa. Pois o gabarito também delimita a área da obra, ou seja, ele tem que permitir que as pessoas e máquinas possam se movimentar dentro dele. Por isso, geralmente o gabarito tem de 1 a 1,5 metros a mais de largura e comprimento do que a casa.
Para construir o gabarito você precisar de pontaletes, tabeiras e piquetes de madeira. Além do esquadro, martelo, mangueira de nível, lápis, linha de pedreiro (nylon), prumo de centro e trena.
A montagem do gabarito é uma das etapas mais importantes da construção. Erros e desvios nas marcações podem ocasionar problemas como paredes tortas, localização errada de portas ou janelas, tamanhos incorretos de cômodos, até problemas no alinhamento das fundações e estruturas, entre outros.
Como fazer o gabarito da obra?
Delimitar a área da obra
Devemos começar a fazer o gabarito somente depois de marcar os limites do lote. Na planta baixa você deve observar as medidas dos recuos frontal e laterais. Também na planta, é possível ver a posição na casa no terreno e determinar qual será o tamanho da área da obra.
Fixe o primeiro o pontalete de madeira da parte da frente do terreno com base no recuo frontal e lateral. Depois, fixe o segundo pontalete com base na distância do primeiro pontalete e recuos frontal e lateral. Repita este processo para fixar o terceiro e quarto pontaletes, sempre medindo a distância entre eles, recuos e limites do terreno.
No final você terá os quatro cantos da área da obra demarcados pelos pontaletes. Neste momento o seu pedreiro deverá esticar as linhas entre os quatros pontaletes e posicionar as tabeiras para saber onde irá fixar os outros pontaletes que darão sustentação ao gabarito.
Encontrar o nível
Após fixar todos os pontaletes é necessário encontrar o nível da casa (altura da construção). Para isso comece fazendo a marcação do nível no pontalete que esta na parte mais alta do terreno. Geralmente esta informação esta disponível na planta baixa e tem como base a altura da rua.
Depois de marcar o nível no primeiro pontalete, use a mangueira de nível para achar e marcar o nível nos outros pontaletes. Existem hoje outros equipamentos para achar o nível, como o laser, mas a mangueira ainda é a mais popular.
Uma vez marcado o nível em todos os pontaletes. Inicia-se a fixação das tabeiras com pregos na altura certa da casa. Após a fixação de todas as tabeiras a área da obra estará cercada. Confira se o espaçamento dos pontaletes é de até 2 metros para garantir estabilidade da estrutura. Teste se a estrutura esta firme e as tabeiras bem pregadas.
Tirar o esquadro da casa
Após montar a estrutura do gabarito é necessário tirar o esquadro da casa. Para isso é necessário localizar e marcar as paredes externas da casa no gabarito.
Comece calculando a distância da casa até a parte da frente do terreno e fixe um prego na tabeira do gabarito para marcar a posição. Depois calcule a distância da casa até a lateral do terreno e fixe mais um prego na outra tabeira. Repita este processo nos quatros cantos.
No final você terá fixado oito pregos, dois em cada canto. Estique a linha de nylon entre os pregos formando um retângulo. O ponto onde as linhas de cruzarem são os cantos das paredes externas da sua casa.
Neste momento você deverá checar se o esquadro está correto, ou seja, se os cantos estão com 90 graus. Existem duas maneiras muito simples de verificar o esquadro:
Medindo as diagonais
Medir as diagonais e verificar se elas possuem as mesmas medidas. Se as medidas forem diferentes é sinal que os cantos não estão com 90 graus, portanto tem que revisar as marcações.
Utilizando um esquadro
Utilizar a ferramenta esquadro para verificação se os cantos formados pelas linhas e pelas tabeiras estão com 90 graus.
Se os testes acima falharem, ajuste a posição dos pregos nas tabeiras, verifique as medidas da largura e comprimento da casa e repita o teste do esquadro novamente. Só passe para a próxima etapa depois que o esquadro estiver correto.
Marcar os eixos das paredes e fundações
Depois de tirar o esquadro, inicia a marcação dos eixos das paredes e fundações no gabarito. Para isso você deverá verificar no projeto estrutural quais são os eixos da construção. Geralmente os eixos são identificados por letras e números.
Em seguida o seu pedreiro deverá fixar cinco pregos para cada eixo. Um prego central representando o centro do eixo. Dois pregos representando as faces das paredes e mais dois pregos com as faces da viga baldrame. Em construções mais simples é possível trabalhar somente com as marcações das faces da viga baldrame.
Uma vez fixados os pregos com as medidas iguais ao projeto estrutural, são esticadas as linhas de nylon. Neste momento você pode verificar se as medidas dos cômodos estão iguais ao projeto.
Marcar as paredes e fundações no terreno
Depois de fixar as linhas e conferir todas as medidas é feita a marcação no terreno. A marcação geralmente é feita jogando cal virgem no terreno representando o local onde serão erguidas as paredes. O seu terreno vai ficar igual a um campo de futebol.
Para fazer a marcação das fundações do tipo sapata isolada ou estaca, você vai precisar usar o prumo de centro. É só posicionar o prumo de centro no cruzamento das linhas do eixo para determinar a posição exata do centro da sapata ou estaca.
Como calcular os materiais de construção?
Quer saber qual é a forma mais fácil de calcular os materiais de construção do gabarito da obra? Então assista o vídeo abaixo e conheça da planilha Calculadora do Obra:
Bom dia, sou pedreiro em horas vagas e esse blog esta me ajudando muito ,eu agradeço muito.
Obrigado pelo feedback Josuel.
Boa tarde
Sou Angolano, gostaria de saber como faço para adquirir está planilha? Andei a analisar e achei ela extremamente interessante para os meus serviços
Oi Luis, tudo bom?
Como você está em outro país, teremos que utilizar outro meio de pagamento.
Vou lhe enviar um e-mail para que possamos ver a melhor forma.
Abraço
Lucas
Boa noite, como adiquiro a planilha ?
Oi Guilherme, tudo bom?
Para comprar a planilha é só acessar o nosso site: http://www.construindocasas.com.br
Se preferir pagar pelo PIX pode usar a chave abaixo: lucas@construindocasas.com.br
O valor da versão *Dono da Obra* é de R$ 49,90 e da versão *Profissional* é R$ 99,90.
Abraço
Lucas
Ok muito interessante para mim ter estas informações
Ótimo texto amigo… muito bem explicado, parabéns pelo conteúdo!
Muito bom,
explicação bem clara, eu sou medidor e orçamentista e vejo que tem muita informação cá. Parabéns
muito bem explicado e muito útil essas informações.
parabéns pelo trabalho.