fbpx

Construindo Casas

Capa Telhado Embutido

Telhado embutido: o que é e como fazer?

Nesta etapa da construção a sua casa receberá a segunda cobertura, o telhado embutido. Ele é responsável por direcionar as águas das chuvas, evitar infiltrações e proteger da luz e calor.

Telhado Embutido

Atualmente, os telhados embutidos estão em alta e não tem quase nada na internet. Por isso, neste post vamos explicar tudo que você precisa saber sobre telhados embutidos, boa leitura!


O que é telhado embutido?

Telhados embutidos são aqueles que não se vê, estão escondidos atrás de pequenas paredes no topo da construção. Estas paredes são chamadas de platibandas. Nesse tipo de cobertura são as platibandas que darão o acabamento na construção.

Normalmente os telhados embutidos são de um ou duas águas, mas dependendo do projeto pode ter mais águas. Construídos com estruturas de madeira ou de metal. Águas do telhado são as superfícies planas inclinadas, responsáveis pelo escoamento da água. Portanto se referem ao número de áreas rebaixadas do telhado.

Partes do Telhado Embutido

Telhados embutidos representam economia quando comparados aos expostos, pois necessitam de estruturas menores. Por utilizar telhas de materiais mais leves é possível fazer a estrutura com tesouras menores e mais leves. Esta diferença de peso também impacta as fundações, por isso importância de ter projeto estrutural alinhado com o projeto arquitetônico.

Porém deve-se tomar cuidado, em regiões quentes é necessário a implantação de mantas isolantes para obter conforto térmico na construção e isso pode encarecer a construção do telhado embutido.

Os telhados embutidos podem ser construídos com qualquer tipo de telha, mas as mais utilizadas são de fibrocimento, polipropileno e metálicas. Estas telhas são as mais utilizadas por necessitarem de inclinações menores, reduzindo a altura da platibanda.


Tipos de telhas para telhados embutidos

As telhas são utilizadas para cobrir o telhado. Elas são responsáveis por proteger a casa da água da chuva e calor excessivo. Felizmente, hoje temos disponível muitos tipos de telhas e materiais. Além das tradicionais telhas de cerâmica, podemos encontrar telhas de concreto, alumínio, vidro, fibrocimento, polipropileno, entre outros materiais. Para cada material existem formatos e cores diferentes.


Telha de fibrocimento

Telhas de fibrocimento são utilizadas para cobrir grandes áreas de uma vez, possuem diversas medidas e formatos. Elas podem ser onduladas, trapezoidais, retas e até com formato parecido com as de concreto.

Telha de fibrocimento

Proporcionam economia de tempo e dinheiro para a obra, pois cobrem uma maior área com menor custo. Elas ainda são mais leves e fácil instalação. A inclinação do telhado é mais baixa variando entre 15 a 20%.


Telha de polipropileno

Telhas translúcidas de polipropileno tem o mesmo propósito das telhas de vidro, aumentar a iluminação natural.

Telha PVC trapezoidal

Elas possuem diversos modelos e tamanhos e podem ser utilizadas junto com telhas cerâmicas, concreto e fibrocimento, pois possuem modelos que se encaixam em todos os tipos de telhados.


Telha metálica

Telhas metálicas são as telhas de aço que passam por um processo de galvanização para proteção. Proporcionam economia por ter custos baixos e cobrirem grandes área de uma só vez.

Telha metálica
Com diversos modelos e cores podem ser usadas para grandes obras e casas. Existem até modelos que imitiam fileiras de telhas cerâmicas ou de concreto. A inclinação do telhado é mais baixa, como para telhas de fibrocimento variando entre 15 a 20%.



Estruturas dos telhados embutidos

As estruturas do telhado embutido são praticamente as mesmas do telhado exposto, porém de uma forma mais simplifica. As estruturas também podem ser feita de madeira ou metal e são compostas por: tesouras, terças e calhas.


Tesouras

As tesouras são as estruturas triangulares que suportam e distribuem o peso total do telhado para as lajes. Elas ficam abaixo do telhado e são elementos estruturais. Normalmente as tesouras são colocadas a cada 2 metros.

As tesouras são compostas basicamente pela linha, pendural, estribo, chapuz, diagonal ou asna e empena ou perna.


Terças

Às terças são vigas de madeira ou metal que conectam as tesouras. Elas suportam e distribuem os pesos das telhas para as tesouras.

Em telhados embutidos não é necessário colocar caibros e ripas devido ao espaçamento mais das telhas. Assim as telhas são fixadas direto nas terças feitas com ripas de madeira com 6 cm de espessura e 12 de largura.


Calhas

No telhado embutido a instalação das calhas fazem parte da estrutura. Sem ela não teríamos como escoar a água do telhado para o terreno.

As calhas são feitas de pvc ou chapa galvanizada e tem a função de coletar e direcionar as águas da chuva para o terreno.


Rufos

Os rufos também são utilizados nos telhados embutidos. Eles são metálicos e fixados nos encontros do telhado com as platibandas. Também utilizados rufos tipo pingadeira em cima das platibandas.


Como fazer um telhado embutido?

Preparação para a montagem

Antes de iniciar a montagem da estrutura do telhado embutido é muito importante fazer uma preparação da parte superior da laje.

Preparação para montagem do Telhado Embutido

Para isso garanta que a superfície acima da laje onde será feita a estrutura do telhado esteja nivelada e limpa de entulhos.


Montagem da estrutura

Geralmente o tipo e inclinação do telhado, quantidade de águas e tesouras, tipos de telhas e estruturas estão no projeto arquitetônico. Com o projeto em mãos o profissional contrato poderá executar o serviço sem dúvidas.

Montagem da estrutura do Telhado Embutido

Após montado, verifique se as tesouras estão com o tamanho certo e na posição indicada no projeto. Confira também se estão alinhadas e retas.


Colocação das telhas

Verificar após a fixação das terças se elas estão com os espaçamentos iguais previsto no projeto. Para cada tipo de telha existe um espaçamento certo, por isso sempre siga a especificação do fabricante.

Colocação das telhas do Telhado Embutido

Você pode observar também se a instalação das telhas está sendo seguido as instruções do fabricante sempre que possível. Por exemplo, para telhas onduladas é mais fácil iniciar a instalação no canto na parte de baixo do telhado. Se faz primeiro uma fileira horizontal e depois as fileiras na vertical até a cumeeira.


Instalação dos rufos e calhas

Quanto as calhas, verifique se estas estão bem fixas e se foram utilizados os suportes corretos para a instalação. Confira também se a água da chuva é direcionada para lado dos bocais de escoamento.

Instalação dos rufos e calhas do Telhado Embutido

É importante que não haja vazamentos e que as calhas sejam fixadas nas platibandas com auxílio de argamassas ou veda-rufo.


Como calcular os materiais de construção?

Quer saber qual é a forma mais fácil de calcular os materiais de construção? Então assista o vídeo abaixo e conheça da planilha Calculadora do Obra:

 

Saiba mais sobre a planilha


Estrutura

Para calcular a quantidade de material das tesouras do telhado primeiro deve-se dividir o comprimento total da construção por 2 para saber a quantidade de tesouras e depois multiplicar pela quantidade de material por tesoura.

Para o material das terças, deve dividir a largura da construção somada do beiral pelo espaçamento da terça (normalmente 1,2 m) e multiplicar pelo comprimento da construção para saber quantos metros lineares de viga para as terças.


Telhas

A quantidade de telhas pode ser calculada através da área do telhado (largura x comprimento) multiplicado pelo rendimento da telha (quantas telhas/m²) especificado pelo fabricante. E as cumeeiras através da multiplicação do comprimento da construção pelo rendimento da cumeeira (quantas telhas/m²).


18 comentários em “Telhado embutido: o que é e como fazer?”

      1. então estou querendo fazer assim em casa e amei o post foi muito bem explicado e não deixa nem uma dúvida de que será o gasto mais bem feito da minha vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *