O que é laje?
A laje é a primeira cobertura da casa e o terceiro elemento da estrutura de concreto armado que dá sustentação para a casa.
A laje é uma superfície plana de concreto armado, dimensionada para suportar e distribuir o peso do telhado e caixa d’água para as vigas. Normalmente as dimensões e sentidos das lajes são especificadas no projeto estrutural elaborado pelo engenheiro calculista.
Para dar sustentação a laje durante a construção são utilizadas tábuas de madeira. Essas tábuas de madeiras são fixadas por escoras de madeiras ou metálicas, alguns chamam esta etapa da obra de paliteiro.
Para evitar que a laje ceda após a retirada das escoras, é feita a contra-flecha, que é o deslocamento de cerca de 2cm do centro da laje para cima durante a montagem, formando uma barriga. Assim quando as escoras forem retiradas a laje voltará para a posição horizontal sem danos em sua estrutura.
Geralmente as lajes são instaladas conforme os cômodos e posicionadas sobre quatro vigas. Os tipos de lajes mais comuns são: pré-moldada ou treliçada, maciça com concreto armado ou protendido.
Laje Pré-moldada (treliçada)
As lajes pré-moldadas ou treliçadas são as mais comuns nas casas e podem ser aplicadas em vãos (entre apoios) de até 12m. A resistência da laje vêm das vigotas de concreto armado, estas podem ser treliçadas ou em “T”. Quanto maior é a altura da vigota, maior é a resistência da laje.
Em residências, as vigotas mais utilizadas tem 8, 12 e 16cm de altura e são chamadas de laje para forro H8, laje para piso H12 ou laje para vão grande H16 respectivamente.
A laje para forro H8 só pode ser utilizada em vãos pequenos. Ele suporta somente o peso do telhado, caixa d’água e pessoas fazendo manutenção. Já a laje para piso H12, é utilizada na divisão dos andares em casas com mais de um pavimento (sobrados).
E a laje para vão grande H16, é recomendada para vãos muito largos ou para situações de sobrecarga, como depósitos e mezaninos. O preenchimento da laje é feito com lajotas de cerâmicas ou placas de EPS (um tipo de isopor).
Após posicionar as vigotas e enchimentos, são colocadas as malhas de aço. Estas são amarradas entre si com barras de aço e arame. Depois de montada a laje, é utilizado um concreto com alta resistência para unir todos os materiais.
Geralmente as vigotas são construídas fora da obra por empresas especializadas. A empresa contratada deverá fornecer as vigotas, lajotas ou EPS e o manual de instruções para a montagem.
Laje maciça com concreto armado
A laje maciça é utilizada em vãos (entre apoios) de 4 a 7m. A sua estrutura é composta basicamente por uma malha de aço coberta com concreto de alta resistência.
Para garantir sua estrutura e formato, em toda a base da laje são colocadas tábuas de madeira. Essas tábuas são apoiadas nas escoras de madeira ou metálica. Estas escoras só deverão ser retiradas após a secagem (cura) total do concreto.
Os pontos de atenção para fazer uma laje maciça com concreto armado são praticamente os mesmos da laje pré-moldada, sendo a única diferença relevante que a montagem da laje é feita em cima de tábuas de madeiras ou madeirites.
Laje maciça com concreto protendido
A laje com concreto protendido é utilizada em construções que necessitam maximizar o aproveitamento da área, como por exemplo salões de festas e estacionamentos.
Esta técnica substitui a malha de aço por uma tela com cabos de aço. Três dias depois de colocar o concreto, os cabos de aço são esticados (tensionados) com um macaco hidráulico. Após a secagem completa do concreto, o macaco hidráulico é retirado e a resistência do concreto é aumentada devido a tensionamento dos cabos de aço.
Os pontos de atenção para fazer uma laje maciça com concreto protendido são praticamente os mesmos da laje pré-moldada, sendo que a única diferença é que após 3 dias da concretagem realiza-se a protensão da armadura.
Como fazer uma laje?
Montagem da laje
O primeiro passo é verificar se as vigotas e enchimentos entregues pela empresa especializada estão com as mesmas quantidades e medidas do projeto. Confira também se a empresa enviou o manual com as instruções de montagem e se o pedreiro contratado entendeu as instruções.
Após posicionar as vigotas e lajotas, são colocadas as tábuas e escoras. Verifique se o escoramento está firme. Normalmente a distância entre as escoras varia de 1 a 1,3 metros. Preste atenção também se a contra-flecha foi feita corretamente.
Posicionamento das malhas de aço
As malhas de aço devem ser sobrepostas e amarradas entre si com barras de aço e arame. Confira se elas estão bem presas e sobrepostas.
Passagem da tubulação
Outro ponto importante é verificar se as tubulações, eletrodutos e os pontos de luz foram posicionados corretamente. Depois da concretagem as lajes não devem ser cortadas ou furadas.
Caixarias
Verifique se as caixarias que delimitam o tamanho da laje estão firmes e alinhadas verticalmente (aprumadas). Após a aplicação do concreto não podem haver vazamentos.
Concretagem
O concreto deve ser colocado somente após a montagem completa da laje. O concreto pode ser comprado pronto ou pode ser feito na obra, saiba mais aqui. Durante a aplicação observe se o concreto está pastoso e homogêneo.
O processo de secagem do concreto dura 7 dias, durante este período é importante manter a laje úmida para evitar fissuras. Por isso, certifique-se que o pedreiro está molhando a laje no mínimo duas vezes por dia. Após a secagem, o concreto deverá ter uma cor homogênea e não possuir furos que permitam ver as estruturas de aço.
Como calcular os materiais de construção?
Quer saber qual é a forma mais fácil de calcular os materiais de construção da laje? Então assista o vídeo abaixo e conheça da planilha Calculadora do Obra:
Treliças e enchimento
As lajotas e treliças da laje pré-moldadas geralmente são compradas nas mesma empresa. Para fazer o orçamento você deverá informar apenas a resistência da laje e a área em m2. A empresa contratada deverá analisar o projeto estrutural e visitar a construção para conferir as medidas. Depois de alguns dias a empresa irá entregar na sua obra um kit com as lajotas ou EPS, treliçadas de concreto e manual de montagem.
Concreto
Já para calcular a quantidade de cimento, areia e pedra ou concreto usinado (pronto), você deve primeiro calcular o volume da laje. Para isso multiplique a largura x altura x espessura da laje e tome cuidado com as unidades, geralmente a espessura esta em cm. Depois, multiplique o volume por 1,2, assim você estará considerando o concreto que irá penetrar entre as lajotas até as vigotas.
Se você optou em comprar o concreto usinado, não precisa fazer mais nada. Se optou por rodar o concreto na obra, o próximo passo é escolher o traço do concreto para ter o rendimento. O rendimento determina a quantidade cimento, areia e pedra necessários para produzir 1 m3 de concreto. Depois é só multiplicar o rendimento de cada material pelo volume calculado antes.
Aço
Já as telas ou malhas de aço geralmente não compradas prontas. Para saber a quantidade de tela basta dividir a área (largura x comprimento) da laje por 5, que é a área da tela sobreposta.
Madeira
Para as tábuas da caixaria basta calcular o perímetro externo e dividir pelo tamanho da tábua. A quantidade de escoras é igual a área da laje. Já a quantidade de tábuas para suporte igual a área da laje divida pela área da tábua.
Queria saber como posso fazer para comprar a planilha?
Oi Alexandre, tudo bom?
Para comprar a planilha é só acessar o nosso site a nossa página principal: http://www.construindocasas.com.br
Se preferir pagar pelo PIX você pode usar esta chave: lucas@construindocasas.com.br
Abraço
Lucas
Conteúdo excelente, bem completo, me ajudou bastante.
Ótimo conteúdo.
Só poderia incluir na planilha a opção de duas ou mais lajes.
Para quando for sobrado por exemplo, que podem ser dois tipos de lajes, piso e forro.
E também incluir quando for forro sem ser laje.
Oi Ana, tudo bom?
Em caso de sobrado recomendamos que você preencha uma planilha para cada pavimento.
Obrigado
Lucas