fbpx

Construindo Casas

9 passos para planejar a construção da sua casa do zero

Planejar a construção da casa é uma tarefa que envolve diversos pontos que vão desde a definição do terreno e o levantamento da mão de obra necessária para a execução da obra até a compra dos materiais e a obtenção de todos os documentos.

Esse planejamento de obra não é um processo muito complexo, mas é uma das etapas mais importantes quando se deseja construir uma casa.

Ele é o grande responsável por garantir que as obras sejam finalizadas dentro do prazo, que o custo da construção fique dentro do orçamento com a qualidade esperada e não cause surpresas no final.

Para ajudá-lo nesse processo, separamos, neste post, os 9 passos para planejar a construção da sua casa do zero. Confira!


1. Escolha o terreno ideal

Antes de qualquer coisa, para você construir a casa dos seus sonhos, é preciso escolher o local. A escolha do terreno é fundamental para construção do imóvel e, principalmente, para que ele fique dentro das expectativas.

É muito importante estar atento aos desníveis do terreno, à qualidade do solo, à área permitida para a construção da casa e à localização.

Todos esses detalhes impactam na obra e no valor final. Uma ótima dica para as pessoas que não estão muito seguras na hora de fazer essas escolhas é pedir auxílio a um arquiteto.



2. Defina o limite orçamentário para a construção

A determinação do valor a ser gasto na construção da casa é, provavelmente, o fator que mais vai impactar no imóvel.

O orçamento da obra será o responsável por definir o tamanho, a qualidade da casa e o tempo gasto para a conclusão da construção. Por isso, é muito importante tomar muito cuidado ao fazer as contas de maneira correta e realista.

Tenha atenção, ainda, para não exagerar no projeto, fazendo com que você não consiga pagar por todos os custos ou terminar a obra no tempo esperado.

Porém, é preciso ter cuidado com a situação contrária: não economize demais para depois se arrepender!


3. Contrate um arquiteto para fazer o projeto

O acompanhamento técnico durante a construção da casa é uma exigência da legislação brasileira. Após definido o orçamento, deve-se contratar um arquiteto para a criação do projeto da casa.

O profissional qualificado será o responsável por colocar no papel todos os seus desejos e sonhos, permitindo que você construa uma casa de altíssima qualidade e que atenda às suas expectativas.

O arquiteto e urbanista não se preocupa apenas com a estética da obra. Ele também orienta, planeja e projeta de acordo com as condições do terreno e com as suas necessidades. Sua capacitação permite que as melhores técnicas sejam aplicadas, garantindo conforto, sustentabilidade e otimizando os espaços disponíveis.


4. Entenda o papel do engenheiro

O profissional da Engenharia Civil se envolve, principalmente, com a parte estrutural da construção. Ele está habituado a realizar os cálculos necessários para concretizar o projeto idealizado pelo arquiteto com total segurança.

Esses profissionais analisam as cargas e forças as quais a construção estará sujeita e, a partir disso, definem se o terreno suportará a obra.

Eles também estabelecem o tipo de fundação e dimensionam a parte estrutural, como pilares, estacas e vigas. Além de outros cálculos que incluem a resistência dos materiais, visando a estabilidade, economia e segurança do imóvel.

O engenheiro também está apto a trabalhar com as instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas, assim como acompanhar o progresso da obra para que todas as etapas sejam executadas de acordo com as normas técnicas.



5. Utilize mão de obra qualificada

O primeiro passo é conhecer o profissional de arquitetura que você pretende contratar. Pesquise seu portfólio, seu estilo de trabalho e o tempo que ele atua no mercado. Afinal, é muito importante buscar um profissional da sua confiança.

Depois, para que o projeto do arquiteto saia do papel de forma fiel, é preciso utilizar mão de obra qualificada.

Por isso, devem-se contratar mestres de obra, pedreiros, pintores e serventes que possuam referências e que você conheça os trabalhos realizados por eles.

Lembre-se de que eles serão os responsáveis para que o seu lar fique de acordo com o desejado.


6. Compre os materiais necessários

Para planejar a construção da sua casa e realizar as obras, é preciso comprar os materiais que serão utilizados em cada etapa.

As compras desses insumos devem ser feitas em empresas de qualidade e que entreguem produtos de ponta. Caso contrário, pode-se adquirir itens que prejudiquem a sua construção.

Ao comprar os materiais, é muito importante seguir aquilo que foi definido pelo arquiteto e engenheiro nos projetos. Isso garante que a obra fique dentro do orçamento e você não tenha surpresas desagradáveis.


7. Obtenha a documentação

A parte legal do planejamento consiste em cumprir com as obrigações jurídicas para conseguir a aprovação e a formalização do projeto, a fim de conseguir construir o imóvel.

É nesse momento que você deverá obter licenças e alvarás da obra, de acordo com as normas e exigências dos órgãos municipais competentes.

Nessa fase, também é necessário realizar o pagamento das taxas e emolumentos legais, além de apresentar os dados da documentação jurídica e cadastral do terreno.

Os contratos devem ser feitos de acordo com a legislação vigente e da forma que o órgão fiscalizador responsável exigir.



8. Defina um cronograma

Definir um cronograma é fundamental para manter a organização dos estágios e conseguir visualizar e entender os passos que precisarão ser executados. A construção da sua casa deve seguir as seguintes etapas de uma obra:

1. Fundação — etapa responsável pela sustentação. Aqui, a mão de obra deverá preparar o terreno e realizar a fundação e a construção do alicerce que servirá de base para a construção;

2. Alvenaria — consiste no levantamento das paredes, na colocação da laje e de outros pontos estruturais do imóvel;

3. Laje e Telhado — conclui a parte estrutural da casa e deve ser feito de acordo com o especificado no projeto arquitetônico. Além do efeito estético, ele tem grande importância para a conservação do imóvel;

4. Elétrica e hidráulica — são etapas que exigem muitos cuidados para ficarem bem executadas. Para evitar erros e problemas posteriores, é essencial contar com profissionais capacitados;

5. Acabamento — pode ser complexo, longo e caro. Em geral, demanda muita mão de obra, pois consiste na colocação dos pisos e revestimentos, nivelamento das paredes, pintura, instalação de móveis planejados etc.


9. Esteja atento à segurança

Garantir a integridade física dos trabalhadores deve ser uma prioridade antes mesmo de iniciar a construção.

O canteiro de obras é um ambiente perigoso, e que exige muita atenção e cuidados básicos para evitar problemas futuros. Acidentes criam um clima de incerteza, além de prejudicar o trabalhador, a empresa e a equipe.

Para prevenir essas ocorrências, é importante realizar um bom planejamento do canteiro de obras, pensando em todos os equipamentos que serão necessários, como EPIs e EPCs.

Também é fundamental providenciar tapumes, andaimes e telas de segurança para cercar a obra e evitar acidentes com pedestres.

Por fim, é preciso preparar um local adequado para armazenar os materiais, sempre seguindo as normas de segurança.

Planejar a construção do seu imóvel pode parecer trabalhoso, mas todas as etapas que citamos são importantes para garantir um resultado satisfatório. Um bom planejamento previne erros, garante o total aproveitamento do terreno, evita desperdício de materiais e, consequentemente, economiza dinheiro.

Gostou do nosso conteúdo e quer receber mais dicas como essas? Então, deixe os seus comentários!


12 comentários em “9 passos para planejar a construção da sua casa do zero”

  1. Boa tarde,
    Estava assistindo aos seus videos sobre a planilha e gostaria de saber se voçê pretende adicionar uma aba ref. a construição de uma piscina, levando em consideração o tipo, fibra, vinil ou alvenaria?

    1. Oi Fabio, tudo bom?

      Sim, pretendemos incluir na planilha os cálculos da piscina, elétrica, hidráulica, muro de arrimo e assim vai.

      A planilha não para de evoluir, ela está em constante construção.

      Obrigado pela sua dica.

      Abraço

      Lucas

  2. Comecei a construção do meu sobrado🙏🏻. Eu e meu esposo fizemos um canal pra divulgar como está sendo feita a obra com VALORES de MATERIAIS q estamos gastando. Espero com a criação desse canal no YouTube poder ajudar pessoas q estão com objetivo de iniciar uma construção.

  3. Noraney Rezende

    Muito útil esse conteúdo. Tem alguma outra postagem com mais detalhes sobre fundação? Especialmente sobre impermeabilização das vigas baldrames.

  4. Olá! 🏠✨ Este artigo é fantástico! Uma fonte incrível para quem está embarcando na jornada de construir a casa dos sonhos a partir do zero. Planejar uma construção vai além da criatividade; envolve etapas cruciais para alcançar resultados sólidos. A seleção do terreno ideal, definição do orçamento, colaboração com arquitetos e engenheiros, escolha de materiais e mão de obra, além do tão importante aspecto da segurança, tudo contribui para o sucesso do projeto.

    Cada passo, cuidadosamente detalhado, é um guia valioso para transformar planos em realidade. Parabéns pela qualidade do conteúdo e por abordar cada fase de maneira tão completa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *