fbpx

Construindo Casas

Pedra-Brita

Pedra brita: saiba tudo que precisa aqui!

O que é pedra brita?

A pedra brita é o agregado resultante da fragmentação mecânica de rochas como basalto, granito, gnaisse e calcário.

O-que-é-pedra-brita

Segundo a NBR 7211 – Agregado para concreto, a pedra brita se define como um agregado com dimensões entre 4,8 e 152mm.


O que é pedra brita natural?

A pedra natural que dará origem a pedra brita é retirada de jazidas ou minas através da decapagem do terreno e desmonte das rochas.

A decapagem consiste em limpar as bancadas dos terrenos, retirando a camada de solo e argila que estão sobre as pedras.

Já o desmonte é conhecido pelas explosões com dinamites. Os explosivos são colocados em locais estratégicos na rocha para realizar a fratura e desmonte da rocha em pedaços menores.

O-que-é-pedra-brita-natural

As pedras “desmontadas” são transportadas para área de britagem através de pá carregadeira ou esteiras. A britagem ocorre em trituradores e em até três etapas para obtenção das granulometrias corretas.

Depois, as pedras já britadas, são peneiradas, lavadas e classificadas conforme a sua granulação para comercialização em:


Pó de brita

Os fragmentos no pó de pedra brita tem dimensões menores que 4,8mm. Ele possui uma textura bastante fina sendo muito fácil de moldar, por isso é muito utilizado para fabricação de peças de concreto pré-moldado, calçadas e contrapisos.

Pó-de-brita


Pedrisco

Já a pedra brita 0, ou pedrisco, possui diâmetros de 4,8 a 9,5mm. Ela é muito utilizada na produção de vigas, colunas e lajes aparentes. A pedra britada número 0 também pode ser utilizada junto com a brita 1 na fabricação de concretos.

Pedrisco


Pedra brita 1

Com diâmetros de 9,5 a 19mm, a pedra brita 1 é mais utilizada na construção civil. Ela está presente na produção de concreto para colunas, vigas, lajes e fundações.

Pedra-brita


Pedra brita 2

Já a pedra brita 2 tem diâmetros de 19 a 25mm. Ela é utilizada na fabricação de concreto de alta resistência para grandes estruturas e pisos de alta espessura.


Pedra brita 3

Com diâmetros de 25 a 50mm, a pedra brita 3 não é utilizada na fabricação do concreto. Ela é destinada a obras de base, como nivelamento de linhas férreas, instalação de drenos e obras de aterramento.

Pedra-brita


Pedra brita 4 e 5

Já a pedra brita 4 e 5 possuem diâmetros acima de 50mm e são é muito utilizada em obras de fossas sépticas, estações de esgoto e lastros de ferrovias.

Pedra-brita-4-e-5


Rachão

O rachão é um tipo de brita não classificado pela ABNT por não passar por processos de qualificação industrial, por isso é considerada uma pedra bruta.

Rachão

Ele é o produto resultante da primeira britagem e pode ser utilizado na produção de calçamentos de ruas e concretos ciclópicos.


Bica corrida

Já bica corrida é uma mistura de pedra sem graduação definida. Ela é composta por: pó de brita, pedra brita 0 e 1. Essa mistura é muito utilizada na fabricação de pavimentos por apresentar alta resistência.

Bica-corrida



O que é pedra brita reciclada?

Entulhos, materiais de demolição, entre outros resíduos de construção de Classe A, quando devidamente separados e moídos, geram os chamados agregados reciclados. E entre os agregados reciclados temos a pedra brita reciclada.

A pedra brita reciclada possui as mesmas características físicas e granulações da pedra brita natural. Porém, na sua composição pode conter cimento, mas não impurezas como: madeira, aço e plásticos.

A pedra brita reciclada custa menos do que a pedra brita natural e causa menor impacto ambiental, pois evita a extração de novas pedras das jazidas e minas.

O-que-é-pedra-brita-reciclada

A norma NBR 15116 – Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil, aponta o uso de pedra brita reciclada somente para concretos não estruturais, como a fabricação de blocos de concreto para vedação, pisos, calçadas e contrapisos.

Porém, muitos estudos apontam que nos novos métodos de separação e britagem dos materiais podem gerar agregados reciclados de uso estrutural. Por isso fique atento a possíveis alterações nesta norma no futuro.


Como usa a pedra brita na obra?

A pedra brita é muito utilizada na construção civil. Ela é misturada com o cimento, areia e água na fabricação do concreto utilizado na construção das fundações, estruturas e calçadas.

A utilização da pedra brita, com granulometria correta, garante que o concreto tenha poucos espaços vazios. Esta característica aumenta a resistência do concreto e ainda economiza na quantidade de cimento.

Além de ser fundamental na fabricação do concreto, a pedra brita também é utilizada para nivelar o solo e isolar as armações de aço antes da concretagem de estruturas e fundações.



Como comprar pedra brita?

A pedra brita é vendida em sacos ou à granel. Você encontra pedra ensacada com 20 e 25kg.

Já a pedra à granel é comercializa em m³ e entregue através de caminhões basculantes. Geralmente os caminhões que fazem a entrega tem capacidade entre 5 a 13m³.

Como-comprar-pedra-brita

Antes de comprar a pedra brita, recomenda-se verificar a origem do produto. Para isso, confira se a empresa que fez a extração tem a autorização do Ministério de Minas e Energia, o alvará municipal, o licenciamento ambiental e a autorização intervenção em áreas de preservação.

Depois de avaliada a documentação, é necessário inspecionar a qualidade da pedra brita antes descarregar na obra. Não aceite pedra brita com óleo, galhos e muita terra. Essas sujeiras podem interferir na qualidade, resistência e durabilidade do concreto.


Como armazenar a pedra brita?

A pedra brita deve ficar em lugar de fácil acesso para o caminhão da entrega e para os trabalhadores da obra.

Recomenda-se fazer baias com blocos ou tijolos para armazenar as pedras e areias separadas por granulometria e tipo de material. Em obras grandes estas baias chegam a ter 1,2m de altura. As baias evitam que pedra brita se misturem com outros materiais.

Como-armazenar-a-pedra-brita

Se não for possível fazer as baias de blocos ou tijolos, você pode utilizar madeira ou outros materiais que ajudem a comportar a pedra dentro de uma área específica.

Outro ponto de atenção é que as pedras britas não devem ser armazenadas nas calçadas para não atrapalhar a movimentação dos pedestres. Elas devem sempre ser armazenadas dentro dos limites do terreno e do canteiro de obras.


Como calcular os materiais de construção?

Quer saber qual é a forma mais fácil de calcular todos os materiais de construção? Então assista o vídeo abaixo e conheça da planilha Calculadora do Obra:

 

Saiba mais sobre a planilha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *