fbpx

Construindo Casas

Aditivos

Aditivo: saiba tudo que precisa aqui!

O que é aditivo?

Os aditivos são substâncias adicionadas as argamassas ou concretos com finalidade de modificar as propriedades da massa fresca ou do produto final.

Eles são adicionados em pequenas quantidades e na maioria das vezes não ultrapassam 5% do volume da massa final.

O-que-é-aditivo

Sua utilização tem crescido graças as alterações que produzem na consistência e fluidez das massas, no tempo de cura e na permeabilidade.

A utilização de aditivos permite aplicações de concreto e argamassas que seriam inviáveis por meio da mistura simples. Por exemplo, os concretos utilizados em ambientes submersos não existiram sem os aditivos.



Quais os tipos de aditivos?

Aditivos plastificantes ou redutores de água

Os aditivos plastificantes ou redutores de água agem de forma a reduzir a quantidade de água da mistura do concreto ou argamassa em até 12%, sem que haja perda da trabalhabilidade dela.

Aditivos-plastificantes-ou-redutores-de-água

Caso não haja redução da quantidade de água, o aditivo confere maior trabalhabilidade, maior impermeabilidade, redução do risco de fissuração e maior resistência mecânica ao concreto ou argamassa.


Aditivos superplastificantes

Com mesma função e modo de atuação que os aditivos plastificantes, os aditivos superplastificantes são adicionados em menor quantidade devido ao fato de agirem de forma mais acentuada. Eles chegam a reduzir mais de 20% do volume de água na mistura.

Aditivos-superplastificantes

Eles são aplicados na produção concretos de alta resistência em obras de grande porte. Por terem preços mais elevados, eles acabam não sendo usados em obras pequenas e residenciais.


Aditivos incorporadores de ar

Os aditivos incorporadores de ar agem diminuindo a tensão superficial da água e auxiliando a incorporar microbolhas de ar na mistura.

Aditivos-incorporadores-de-ar

Quando utilizado nas massas de concreto, este aditivo proporciona uma economia no consumo de cimento, maior plasticidade, impermeabilidade e resistência aos ataques químicos.


Aditivos impermeabilizantes

Os aditivos impermeabilizantes atuam nos poros das massas das argamassas e concretos. Eles formam uma película que absorve a água e ao mesmo tempo auxilia a repelir água, impermeabilizando o poro.

Aditivos-impermeabilizantes

Para melhorar sua eficácia, normalmente ele é utilizado junto com um aditivo plastificante para reduzir a relação água-cimento.


Aditivos aceleradores de pega

Os aditivos aceleradores de pega atuam acelerando o tempo de pega e cura através da aceleração das reações de hidratação e endurecimento da massa.

Eles facilitam a dissolução da cal e da sílica nos silicatos, e da alumina nos aluminatos. Isso faz com que o concreto tenha um forte desenvolvimento da resistência no início do tempo da secagem (cura).

Aditivos-aceleradores-de-pega

Eles são muito utilizados em obras de grande porte onde a desmolda rápida do concreto é necessária para agilizar a construção.

Fique atento, os aditivos aceleradores que possuem cloretos em sua composição não podem ser aplicados para fabricação de concreto armado devido a ação de corrosão entre os componentes e o aço.


Aditivos retardadores de pega

Atuando de forma contraria ao aditivo acelerador, os aditivos retardadores de pega têm a função de retardar a hidratação inicial do cimento.

Aditivos-retardadores-de-pega

Ao retardar a hidratação do cimento, o aditivo retarda o endurecimento da massa, permitindo um maior tempo de manuseio do concreto.

Esta característica ajuda a evitar trincas em grandes concretagens e ao mesmo tempo garante um aumento da resistência mecânica.


Como usa os aditivos na obra?

Os aditivos são usados na fabricação de todos os tipos de concretos e argamassas.

Com diversas finalidades, eles são adicionados para facilitar e agilizar as etapas da construção no canteiro de obras.

Nas argamassas os aditivos podem substituir a utilização da cal ou agir junto com ela.

Enquanto que no concreto, ele é considerado o quinto ingrediente obrigatório em algumas situações.



Como comprar aditivos?

Os aditivos são vendidos na forma de pó ou líquida. O aditivo em pó é vendido em sacos ou potes de 1 até 18kg. Já a versão líquida você encontra embalagens de 100ml até 18 litros.

Procure identificar na embalagem se há a presença de selos de conformidades com as normas da ABNT, como também as instruções de uso.

Como-comprar-aditivos

Os selos de qualidade garantirem que os aditivos foram produzidos com qualidade e possuem as características corretas para aplicação.

Já as instruções de uso orientaram os profissionais sobre a melhor forma de aplicação e uso do aditivo.

Os aditivos fornecidos na forma líquida devem sempre ser homogeneizados antes do uso.

Certifique-se com o engenheiro responsável pela obra, se você está comprando o tipo de aditivo certo antes de efetuar a compra.


Como armazenar os aditivos?

Os sacos, potes ou frascos de aditivo vendido na forma líquida devem ser armazenados em prateleiras e em local protegido de chuvas, calor e frio excessivos.

Após abertos, eles devem ser mantidos nas embalagens originais. A validade dos produtos é consequência do armazenamento correto.

Como-armazenar-os-aditivos

Já os aditivos na forma de pó deverão ser armazenados respeitando os mesmos critérios de estocagem do cimento. Ou seja, os sacos devem ser armazenados em tablados ou plataformas e afastados pelo menos 30 cm das paredes e 15cm do chão.

As embalagens não podem estar rasgadas ou danificadas e a pilha de sacos não deve ultrapassar a altura de 10 sacos.


Quais as marcas e fabricantes de aditivos?

Existem diversas fabricantes de aditivos no mercado, as mais famosas são:

Vedacit

A Vedacit é a empresa responsável pela maior parte de produtos químicos para construção civil no Brasil.

Ela atua no mercado desde 1936 com fabricação de aditivos para concretos e argamassas, impermeabilizantes, mantas asfálticas, tintas, adesivos e imunizantes para madeira.


Sika

A Sika é a empresa líder mundialmente em impermeabilizantes.

Ela atua no mercado brasileiro a mais de 80 anos oferecendo impermeabilizantes, aditivos para concreto e argamassa, adesivos e pisos industriais de qualidade.


Viapol

A Viapol é uma empresa referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para construção civil.

Ela foi fundada em 1990 e atua no mercado com impermeabilizantes, mantas asfálticas, revestimentos, aditivos, adesivos e soluções para madeiras.


Bautech

A Bautech também é uma das empresas reconhecidas no mercado de impermeabilizantes para construção civil.

Hoje ela atua com uma linha completa de produtos, incluindo impermeabilizantes, argamassas de secagem rápida, tintas, pisos industriais, adesivos e aditivos para argamassas e concretos.


Quartzolit

A Weber-Quartzolit é líder mundial na produção de argamassas industrializadas. Com 80 anos de história ela oferece ao mercado produtos de qualidade e certificados de acordo com as normas vigentes.

Além das argamassas, a empresa fabrica aditivos para argamassas e concreto, impermeabilizantes, adesivos e outras soluções para combate de umidade e infiltrações em estruturas prontas.


Como calcular os materiais de construção?

Quer saber qual é a forma mais fácil de calcular todos os materiais de construção? Então assista o vídeo abaixo e conheça da planilha Calculadora do Obra:

 

Saiba mais sobre a planilha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *