fbpx

Construindo Casas

Capa fundação estacas

Tipos de Fundações: Estacas, saiba tudo que precisa aqui!

O que são estacas?

A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações.

A estaca é um cilindro que liga as fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) com o solo mais firme. Desta forma as cargas das colunas, vigas, lajes e telhados são transmitidas para as fundações rasas. E das fundações rasas para o solo através das estacas.

Fundação estacas

As estacas podem ser feitas com diversos materiais, como madeira, aço, concreto e concreto armado. As estacas fazem parte dos elementos estruturais, por isso devem ser dimensionadas por um engenheiro e constar no projeto estrutural.

Geralmente as posições das estacas são as mesmas das sapatas e colunas. O diâmetro da estaca varia de 20 a 50cm e a profundidade pode passar de 10 metros. Por este motivo as estacas são chamadas de fundação profunda. A profundidade deve ser maior que pelo menos duas vezes o diâmetro da estaca.

As estacas mais comumente utilizadas para construções residenciais são escavadas e moldadas no local da obra e feitas com concreto armado. As estacas são perfuradas através de um equipamento chamado trado. O trado é uma lâmina helicoidal que perfura o solo através da rotação. A rotação pode ser gerada manualmente, ou de forma mecanizada, mas isso depende tipo de solo e dimensões da broca.

As armações de aço das estacas geralmente têm formato de colunas de aço quadradas, triangulares e circulares. Em algumas situações não é necessário usar armações. Neste caso é só colocar as barras de aço ao longo da extensão da estaca sem amarração entre elas.


Combinação com outras fundações

Normalmente à fundação com estaca é utilizada junto com as sapatas isoladas e/ou viga baldrame. Quando as estacas são utilizadas somente com a viga baldrame é necessário fazer um reforço. Este reforço recebe o nome de coroamento e é um bloco de concreto semelhante a sapata, mas sem estrutura de aço.



Como fazer um estaca?

Perfuração

As marcações da localização das áreas para perfuração são feitas na etapa do gabarito com auxílio do prumo de centro. Verifique se as marcações estão de acordo com o projeto estrutural.

Perfuração da fundação estacas

Nos pontos onde foram feitas as marcações, se realiza uma pequena escavação de 30 cm já com o diâmetro da estaca. Esta escavação servirá de auxílio para o posicionamento do trado. Confira se o diâmetro da escavação é o mesmo da estaca projetada no projeto.

Depois, posiciona o trado manual ou mecânico e inicia a perfuração até atingir a profundidade do projeto. A cada 2m de profundidade, a haste do trado é girada no sentido contrário ao da perfuração para a retirada do solo.


Posicionamento das armações de aço

Atingida a profundidade do projeto é feita a concretagem do fundo da estaca para formar uma base. Somente depois de feita a base, são posicionadas as armações de aço da estaca.

Posicionamento das armações de aço da fundação estacas

Verifique se as armações de aço não estão em contato com solo. Alguns profissionais preferem colocar as armações de aço depois do concreto.


Concretagem

A concretagem é realizada com auxílio de uma bomba de concreto. Esta pode estar acoplada ao equipamento do trado ou não. Confira se o concreto utilizado foi feito com o traço correto conforme especificado no projeto.

Concretagem da fundação estacas

Após a alocação das ferragens e concretagem, realiza-se a limpeza do topo da estaca e das armações que ficaram expostas. A construção das fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) devem começar somente depois da secagem completa das estacas, cerca de 7 dias.


Como calcular os materiais de construção?

Quer saber qual é a forma mais fácil de calcular os materiais de construção das estacas? Então assista o vídeo abaixo e conheça da planilha Calculadora do Obra:

 

Saiba mais sobre a planilha


Concreto

Para saber quanto comprar de cimento, areia e pedra ou concreto usinado (pronto), é necessário calcular o volume das estacas. Para isso basta multiplicar a área da base x altura da estaca para saber o volume de cada estaca. Depois é só multiplica o volume de cada estaca pela quantidade para ter o volume total.

Se você optou pelo concreto pronto, não precisa calcular mais nada. Agora, se optou por fazer o concreto na obra, o próximo passo é verificar o rendimento do traço do concreto. Depois, é só multiplicar o rendimento (quantidade cimento, areia e pedra para produzir 1 m3) pelo volume calculado anteriormente.


Aço

As armações de aço podem ser adquiridas por peso (kg) conforme o projeto estrutural. Neste caso o cálculo é feito pelo engenheiro responsável pelo projeto estrutural.

Existem também a opção de comprar as armações prontas. Mas neste caso o seu projeto deverá ter as mesmas dimensões das estruturas disponíveis no mercado.

Outra opção é fazer as armações na obra. Neste caso você deverá calcular a metragem linear das barras de aço das armações. Depois dividir a metragem total por 12 metros para saber quantas barras de aço precisará comprar.


5 comentários em “Tipos de Fundações: Estacas, saiba tudo que precisa aqui!”

  1. Também parabenizo. Bem didático. Sou engenheiro eletricista e da sacada vejo o início da construção de um prédio. Fiquei curioso sobre o processo das fundações. Abraço, Luciano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *