O que é a calçada?
Calçadas são as faixas do terreno onde pessoas e animais transitam. A calçada pertence a prefeitura, mas deve ser construída e conservada pelo dono do terreno. Elas são mais elevadas do que as ruas e oferecem segurança aos pedestres quanto aos veículos.
As calçadas não podem conter obstáculos ou degraus que dificultem a passagem de pessoas com mobilidade restrita, idosos, gestantes e pessoas com criança de colo.
As calçadas são geralmente feitas com duas camadas de concreto e tem espessura média de 8 a 12cm. A primeira camada é feita com concreto magro, e serve para formar uma base com 3 a 5cm. Se preferir, você pode utilizar pedra brita compactada. A segunda camada utiliza um concreto com maior resistência e com espessura de 5 a 7cm.
Para as áreas onde somente trafegarão pessoas, a espessura da camada de concreto pode ser mais fina do que para as áreas destinadas à passagem de carros. Nas áreas com tráfego de veículos mais pesados, é necessário adicionar malhas de aço para aumentar a resistência da calçada.
Outro ponto importante é assegurar o caimento da calçada para a rua. O ideal é que a água da chuva não forme poças nas calçadas. E lembre-se, evite usar pisos escorregadios e construir degraus.
Faixas constituintes das calçadas
Antes de construir a calçada, é muito importante consultar guia de construção de calçadas da prefeitura da sua cidade. Lá você encontra as exigências quanto as dimensões mínimas das calçadas e suas faixas constituintes. Na maioria das vezes as calçadas possuem três faixas constituintes:
- Faixa de serviço: destinada a colocação de árvores, rampas de acesso, iluminação e sinalização de trânsito. Geralmente a largura mínima é de 75 cm.
- Faixa livre: área exclusiva da circulação de pedestres. Normalmente com largura mínima de 1,2 m.
- Faixa de acesso: área de frente ao imóvel ou terreno onde pode haver vegetação, toldos, estacionamento, mobiliário móvel, entre outros. Esta área é destinada ao acesso e apoio ao seu imóvel.
Como fazer uma calçada?
Delimitação da área
Primeiramente deve-se limpar a área onde será construída a calçada retirando todos os materiais indesejados e vegetação rasteira.
Depois deve-se colocar as caixarias identificando a localização, caimentos e dimensões da calçada. Confira se as dimensões e posicionamento estão coerentes com o projeto e as especificações dos guias da prefeitura de sua cidade.
Compactação e nivelamento
Verifique se a área da calçada de pedestre e de carros foi compactada e nivelada. Confira também se foram dispostas ripas de madeira a cada 1,5 metros para formar as juntas de dilatação. Elas evitam o surgimento de rachaduras durante a secagem do concreto.
A camada de concreto magro ou pedra brita utilizada para nivelar o solo, só deve ser colocada após a compactação do solo e fixação das ripas. Se a calçada for usar malhas de aço, estas devem ser dispostas sobre a base de concreto magro e sem contato direto com o solo.
Concretagem
A concretagem da calçada deve ser alternada entre as juntas de dilatação. O concreto pode ser feito na obra ou comprado pronto, saiba mais aqui. Depois de lançado, o concreto deve ser sarrafeado e desempenado para tornar a superfície lisa. Quando o concreto começar a endurecer as ripas devem ser retiradas.
Após a retirada das ripas realiza-se a concretagem dos espaços que ficaram vazios. Verifique que a concretagem foi feita de forma alternada e que todas as ripas foram retiradas. Isso ajuda a evitar as rachaduras e problemas futuros devido a decomposição da madeira da ripa.
O concreto deve ser mantido úmido por mais ou menos 4 dias após a concretagem. Quando seco o concreto deverá apresentar uma cor homogênea e não ter furos ou rachaduras.
Como calcular os materiais de construção?
Quer saber qual é a forma mais fácil de calcular os materiais de construção da calçada? Então assista o vídeo abaixo e conheça da planilha Calculadora do Obra:
Concreto
Para saber quanto comprar de cimento, areia e pedra ou concreto usinado (pronto), você deve primeiro calcular o volume do concreto. Para isso, basta multiplicar a largura x comprimento x espessura da calçada. Lembre-se de usar as medidas sempre em metros.
Se você escolheu comprar o concreto pronto, não precisa fazer mais nenhum cálculo. Já se optou por fazer o concreto da obra, o próximo passo é escolher qual será o traço do concreto para obter rendimento (quantidade cimento, areia e pedra para produzir 1 m3) que será multiplicado pelo volume calculado anteriormente.
Caixarias
Para saber quanto comprar de madeira para fazer as caixarias e as juntas de dilatação. Você primeiro calcula o perímetro da calçada (soma de todos os lados). E depois divide pelo comprimento do sarrafo de madeira que for usar para obter a caixaria.
Para saber quantos sarrafos irá usar nas juntas, é só dividir o comprimento total da calçada por 1,5 m. Que é o espaçamento das juntas de dilatação.
Muito bom esse conteudo sobre
Calçadas de concreto
Excelente conteúdo. Todos os assuntos apresentados foram muito bem explicados. Parabéns pelo trabalho.