O que é tinta?
A tinta é uma substância líquida, comumente pigmentada, utilizada como revestimento e acabamento de paredes e esquadrias em geral. Ela proporciona as superfícies proteção, impermeabilização, acabamento e resistência.
A pintura é uma etapa importante da obra, pois na alvenaria ela evita o esfarelamento, a absorção de água, acumulo de sujeira e o desenvolvimento de mofo. Além de permitir acabamentos com uma ampla variedade de cores e texturas.
A tinta imobiliária, utilizada em imóveis residenciais e comerciais, é composta basicamente por: resina, diluente, pigmento (corante), carga e aditivo.
Resina
As resinas são responsáveis pela formação da película protetora após a secagem da tinta. Existem diversos tipos de resinas e cada tipo da origem a um tipo de tinta diferente.
Nos imóveis residenciais e comerciais as resinas mais comuns são: PVA (acetato de polivinila), acrílicas (poliacrílico, acrílico-estireno, vinil acrílico) e epóxi.
Diluentes
Também chamados de solventes, os diluentes são substâncias líquidas voláteis que possibilitam que a tinta se apresente na forma líquida, o que facilita a sua aplicação.
Nas tintas à base de água o diluente é a própria água. Já nas tintas à base de óleo e esmaltes o diluente mais comum é a aguarrás.
Pigmentos
Os pigmentos são as partículas, normalmente em pó, responsáveis pela cor, tonalidade, e poder de cobertura da tinta. Uma tinta colorida normalmente é composta por vários pigmentos diferentes.
Os pigmentos mais comuns são o dióxido de titânio para o branco; óxido de ferro para tons amarelos e vermelhos, prússia para azul, entre outros.
Cargas
As cargas conferem as tintas propriedades como textura, brilho, opacidade, resistência a abrasão e lavagem, etc.
São materiais insolúveis, sendo os mais comuns o carbonato de cálcio, a mica, a dolomita e o sulfato de bário.
Aditivos
Já os aditivos são substâncias adicionadas para garantir propriedades específicas como: secagem rápida, poder fungicida e bactericida, entre outras características.
O que é textura?
A textura é um material de alta resistência tanto à chuva quanto ao sol. Elas são utilizadas como acabamento decorativo de paredes internas e externas.
Os desenhos, texturas, ranhuras e efeitos em relevo do acabamento da textura variam conforme a massa e ferramentas utilizadas.
A massa é um composto acrílico geralmente branco. Algumas massas são vendidas já pigmentadas, porém em muitos casos as texturas são feitas com as massas brancas e pintadas posteriormente com tintas acrílicas da tonalidade desejada.
As massas acrílicas utilizadas possuem grãos de quartzo. Estes grãos podem ser finos, médios ou grossos e sua granulação influencia diretamente se a textura terá um acabamento e visual mais fino e suave ou grosseiro e áspero.
Quais os tipos de tintas, texturas e massas?
Existem muitos tipos de tintas, as mais comuns utilizadas na pintura de alvenaria são:
Tinta látex
Feita com resina PVA, é uma tinta solúvel em água e pouco resistente à ação do sol. Devido a essas características é recomendada somente para ambientes internos e secos. Ou seja, locais que não necessitem de manutenções ou lavagens regulares como salas e quartos.
As tintas látex tem acabamento fosco, pois a resina PVA não permite adição de brilho.
Tinta acrílica
Já a tinta acrílica também é solúvel em água, porém as resinas acrílicas conferem impermeabilidade a película. Desta forma, ela é recomendada para áreas externas e internas molhadas ou secas.
Você encontra nas lojas, tintas acrílicas com 3 diferentes tipos de acabamento, sendo:
Tinta acrílica fosca
A tinta acrílica fosca possui um visual opaco e absorvente, com aspecto aveludado. Disfarça melhor as imperfeições de paredes, porém em muitos casos não é resistente a lavagens regulares.
Tinta acrílica acetinada
Já tinta acrílica acetinada possui um brilho discreto com acabamento suave e refinado. É resistente a limpeza, no entanto evidencia as imperfeições da parede. Desta forma ela é indicada para paredes com reboco liso e bem feito.
Tinta acrílica brilhante
A tinta acrílica brilhante é mais conhecida como tinta semi-brilho. Ela tem um acabamento mais brilhante e é mais resistente a limpeza e lavagens.
Fique atento, o brilho evidencia qualquer irregularidade da alvenaria, por isso ela é indicada para paredes com reboco muito liso e bem feito.
Tinta esmalte sintético
Antigamente a tinta esmalte sintético era feita a base de óleo natural e era a mais utilizada na pintura de paredes.
Hoje, o solvente utilizado é sintético e similar ao óleo, o que faz dela insolúvel em água. Ela é indicada para metais, madeira e alvenarias de áreas internas e externas.
Após sua secagem, a tinta forma uma película mais grossa do que as tintas acrílicas, proporcionando adequado nivelamento de superfícies e tornando o acabamento de janelas de ferro, corrimãos e estruturas metálicas mais duráveis.
Ela está disponível no mercado com acabamentos brilhante, fosco e acetinado.
Tinta epóxi
A tinta epóxi é recomendada para áreas internas como pisos, paredes e locais que sofrem danos por limpeza excessiva.
Ela não pode ser utilizada em áreas externas devido a suscetibilidade aos efeitos dos raios solares.
Muito resistente e durável, a tinta epóxi após a secagem cria uma película mais espessa que os outros tipos de tintas.
Verniz
O verniz é uma solução incolor, ou seja, não possui corantes. Ele é composto por resinas sintéticas ou naturais, óleos secantes e solventes, como a aguarrás.
Sua utilização é muito comum em madeiras, peças de artesanato, paredes de tijolos aparentes e para as estruturas de concreto aparente.
O verniz trata as superfícies e protege, formando uma película de acabamento, brilhante, fosco ou acetinado. Esta película protege a superfície contra a absorção de umidade, abrasões e insolação.
Selador acrílico
O selador acrílico é uma base líquida acrílica, normalmente vendido na cor branca fosca, porém há seladores incolores também. Ele é utilizado em paredes internas e externas com o reboco recém curado.
As paredes novas, mesmo com um reboco bem liso, possuem poros e pequenas ranhuras que absorvem a tinta e ao mesmo tempo podem causar manchas de absorção.
A utilização do selador diminui o consumo de tinta uma vez que sela a porosidade da superfície. Além da economia de tinta, o selador evita o surgimento de manchas isolando a alcalinidade do reboco e igualando a absorção e secagem da tinta.
Fundo preparador
O fundo preparador é feito à base de resina acrílica, assim como as tintas acrílicas. Ele é solúvel em água e possui aditivos especiais que agregam as partículas soltas da parede, uniformizando a absorção e aderência da tinta futura.
Ele é recomendado nos casos de repintura de paredes internas ou externas. O seu uso aumentando o rendimento das tintas e proporcionando um melhor acabamento.
Um grande ponto de atenção é que a utilização do fundo preparador não substitui a necessidade de realizar a limpeza das superfícies antes de iniciar os trabalhos, como também ele não reparará mofo e infiltrações.
Massa corrida PVA
A massa corrida PVA é feita a base de resina vinílica e é utilizada para nivelar e corrigir as superfícies da alvenaria e concreto.
Ela deve ser aplicada somente em áreas internas, pois não é resistente a umidade. Uma vez aplicada ele garante um acabamento mais liso e uniforme.
Massa acrílica
Já a massa acrílica pode ser utilizada em ambientes interno e externo. Assim como a massa corrida, ela tem a função de nivelar e corrigir as superfícies da alvenaria e concreto.
Ela é feita de resida acrílica e é muito resistente a água. A massa acrílica é a base das texturas que falaremos a seguir.
Texturas finas ou lisas
São as texturas feitas com massas acrílicas de grãos finos ou até sem grãos. Com formatos em relevo variados, como círculos, quadrados, ondas e riscos leves.
Os desenhos formados dependerão da ferramenta utilizada e habilidade do aplicador.
As ferramentas mais utilizadas são os rolos texturizados, buchas metálicas, buchas comuns, desempenadeiras, espátulas de plástico e até vassouras.
Texturas com efeitos visuais
Também são massas acrílicas ou gel utilizadas para efeitos de mármores, parede brilhante, concreto aparente e cimento queimado.
Neste caso a massa possui grão finos e já vem pigmentada de acordo com o efeito que se deseja.
A aplicação é feita com desempenadeira de aço com borda arredondada e muitas vezes é necessária a aplicação de mais de uma demão para fixar o efeito desejado.
Grafiato
Com um aspecto rústico, mais grosseiro, com ranhuras eminentes e riscos. O grafiato é feito com massa acrílica com grãos de malha mais espessa do que a textura lisa. Ele pode ser aplicado com desempenadeira de aço ou escovas de aço.
O grafiato possui diferenças de aspereza e acabamento que dependem da massa aplicada. Quanto maior os grãos presentes na massa, mais rústico e áspera será a textura.
Como usa a tinta e textura na obra?
As tintas e texturas são utilizadas para pintura paredes internas e externas, madeiras, metais, entre outras superfícies dos imóveis.
As tintas possuem a função de proteger e facilitar a limpeza das superfícies.
Enquanto as texturas protegem e impermeabilizam as superfícies, sendo em muitos casos utilizadas para controle de umidade e evitar mofos.
Como comprar tintas e texturas?
As tintas são vendidas em latas de 900ml até 18 litros. Já as texturas são vendidas em latas ou baldes variando de 3,7 a 28 kg.
Na hora de comprar tintas e textura, observe se na embalagem constam as seguintes informações: nome do produto, empresa fabricante, quantidade, tipo de acabamento, tipo de solvente, prazo de validade, número do lote e referências às normas técnicas.
Além das informações acima, procure se na embalagem há a indicação de superfícies onde pode ser aplicada, modo de preparo e aplicação, diluição, tempo de secagem entre demãos, tempo de secagem total e o rendimento médio por demão.
As embalagens de tintas também devem indicar se a empresa fabricante participa de programas de controle de qualidade, como o Programa Setorial da Qualidade para tintas imobiliárias (PSQ).
Esse programa, coordenado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) verifica se os fabricantes seguem rigorosamente a NBR 15079 – Tintas para construção civil.
Como armazenar as tintas e texturas?
As latas e baldes de tintas e texturas devem ser armazenadas em prateleira, em um local protegido, longe de fontes de calor e ventilado. As embalagens sempre devem estar de pé para evitar vazamentos.
Antes de utilizar a tinta ou textura, verifique o prazo de validade. A maioria das tintas e texturas têm validade de apenas 36 meses.
Não utilize tintas ou texturas fora da validade para evitar problemas durante e após a aplicação.
Quais as marcas e fabricantes de tintas?
Existem inúmeros fabricantes de tintas no mercado brasileiro. Atualmente os maiores são:
Suvinil
A Suvinil é uma das maiores fabricantes de tinta do Brasil. Ela pertence ao grupo BASF e atua no mercado com tintas para paredes, madeiras e metais.
Para paredes a Suvinil segmenta suas linhas de produtos da seguinte forma:
- Proteção total: tintas com alta resistência e impermeabilidade para áreas externas
- Tintas de acabamento fosco, acetinado ou semi-brilho para áreas internas e externas
- Laváveis e anti-bactérias para áreas internas
- Alto rendimento para áreas internas e externas
- Linha Glasurit, com tintas econômicas (standard) para ambientes internos e externos
Coral
A Coral pertence ao grupo holandês AkzoNobel, o maior grupo de tintas decorativas do mundo.
Ela atua no mercado com tintas para paredes, concreto, madeira, metais e PVC. Para paredes as principais linhas são:
- Sol e Chuva: tintas com alta resistência e impermeabilidade para pinturas externas
- Rende Mais: com alto rendimento para áreas internas e externas
- Tintas de acabamento, fosco, acetinado ou semi-brilho para ambientes internos e externos
- Tinta Anti Mofo e SuperLavável para ambientes internos e externos
Lukscolor
Fabricante de tintas desde 1949 no Brasil, a Lukscolor está entre as marcas mais reconhecidas de tintas no Brasil.
A empresa oferece tintas para paredes, metais e madeira. Para paredes a Lukscolor atua com as seguintes linhas de tintas:
- Alto rendimento para áreas externas e internas
- De acabamento, fosco, acetinado e semi-brilho
- Lavável e anti-bactérias para ambientes internos
- Lavável e de alta resistência para ambientes interno e externos suscetíveis a maresias e altas umidades
Eucatex
Fabricante de tintas desde 1966, a Eucatex é um grupo diversificado e atua na fabricação de pisos laminados, tintas, chapas de madeira e MDF.
No ramo de tintas para paredes, a Eucatex trabalha com as seguintes linhas:
- Tintas Eucatex: tintas de alto rendimento e alta resistência para ambientes internos e externos
- Linha Pegepinte: tintas de alto rendimento para pinturas de paredes anti-mofo e tintas para profissionais para ambientes internos
- Linha Eucalar: tintas ideias para reformas de ambientes internos com alto rendimento e facilidade de uso
Como calcular os materiais de construção?
Quer saber qual é a forma mais fácil de calcular todos os materiais de construção? Então assista o vídeo abaixo e conheça da planilha Calculadora do Obra:
Oi Pessoal, trabalho com tintas já faz 17 anos. Parabéns pelo artigo, ficou ótimo!