fbpx

Construindo Casas

Telha

Telha: saiba tudo que precisa aqui!

O que são telhas?

As telhas são as peças utilizadas conjuntamente na cobertura dos telhados das casas, edifícios, barracões, etc.

Apesar de influenciarem muito na estética do imóvel, a escolha do tipo de telha e material deve considerar fatores como incidência de chuvas, temperaturas médias e tipologia da construção.

O-que-são-telhas

Por isso, além de bonitas, as telhas devem ser duráveis e resistentes as chuvas, ventos e efeitos do sol. Dependendo da região, elas também devem resistir a granizos e neve sem quebrar ou danificar.

As telhas cerâmicas são as mais tradicionais e conhecidas. No entanto, hoje você encontra telhas feitas de concreto, metais, fibrocimento, vidro, PVC, entre outros materiais.



Quais os tipos de telhas?

As telhas são fabricadas hoje com diversos tipos de materiais, os mais comuns são:

Telha cerâmica

Como o nome diz, as telhas cerâmicas são feitas com material cerâmico (argila). Ela é a mais antiga e por muito tempo foi a mais utilizada nas construções com telhados expostos.

As telhas cerâmicas devem seguir a NBR 15310 – Componentes cerâmicos – Telhas. Elas são muito resistentes, duráveis e proporcionam ótimo isolamento térmico.

Telha-cerâmica

Você encontra diversos modelos e formatos, os mais comuns são: francesa, romana, paulista, plana, portuguesa, americana, entre outras.

O mais comum é encontrar as telhas cerâmicas na cor vermelha natural, porém hoje existem modelos de telhas esmaltadas em diversas cores. O tratamento com esmalte ou verniz ajudam a aumentar a durabilidade e prevenir contra fungos.


Telha de concreto

As telhas de concreto são maiores, mais resistentes, mais pesadas e mais impermeáveis quando comparadas as telhas cerâmicas. Elas devem ser fabricadas conforme a NBR 13858-2 – Telhas de concreto.

Telha-de-concreto

Elas também proporcionam um ótimo conforto térmico e você encontra diversos modelos e cores. Por essas características elas estão cada vez mais presentes nos telhados expostos.


Telha de vidro

As telhas de vidro são translucidas e permitem a passagem de luz natural para os cômodos internos, garagens e jardins de inverno.

Telha-de-vidro

Elas são utilizadas em conjunto com as telhas cerâmicas e de concreto, por isso possuem os mesmos modelos e formatos.

Apesar de serem mais caras, poucas telhas de vidro já são suficientes para melhorar significativamente a iluminação e economizar na conta de energia, pense nisso.


Telha de fibrocimento

São telhas de grandes dimensões e muito utilizadas em casas com telhado embutido, barracões e galpões.

Elas seguem as normas NBR 7581 – Telha ondulada de fibrocimento e NBR 15210 – Telha ondulada de fibrocimento sem amianto.

Telha-de-fibrocimento

Por serem grandes, resistentes e leves, são necessárias poucas telhas para cobrir uma grande área com uma estrutura de telhado mais simples e com inclinação menor.

Por estes motivos as telhas de fibrocimento acabam apresentando o melhor custo benefício do mercado e possuem diversos formatos e ondulações.


Telhas de policarbonato

Assim como as telhas de vidro, as telhas de policarbonato permitem passagem de luz. Mas uma com grande vantagem, elas podem ser utilizadas em toda a cobertura, como no caso de garagens e jardins de inverno.

Telhas-de-policarbonato

As telhas de policarbonato têm transparência de até 90%. Elas têm maior resistência a impactos e oferecem uma proteção maior contra os raios solares quando comparadas as telhas de vidro.

Você encontra telhas de policarbonato em vários modelos, tanto medidas pequenas iguais as telhas cerâmicas, como em medida grandes iguais as telhas de fibrocimento.


Telhas de Polipropileno

As telhas de polipropileno também são translúcidas (70% de transparência máxima) e podem ser aplicadas em obras residenciais, comerciais e industriais.

Telhas-de-Polipropileno

Elas são resistentes aos raios solares e estão disponíveis em diversos modelos e tamanhos, desde peças pequenas semelhantes as telhas cerâmicas até peças maiores onduladas ou trapezoidais.


Telha de fibra de vidro

As telhas de fibra vidro são fabricadas com um tipo de poliéster reforçado. São translúcidas como as telhas de vidro, porém com uma opacidade maior. Elas possuem vários modelos, sendo a maioria grandes como as telhas de fibrocimento.

Telha-de-fibra-de-vidro

Elas são utilizadas para aumentar a incidência de luz natural em cômodos, garagens e jardins de inverno. Elas devem ser produzidas de acordo com a norma NBR 14115 – Poliéster reforçado com fibras de vidro.


Telha de PVC

As telhas de PVC são feitas com o mesmo material dos tubos e conexões hidráulicas. A maioria dos modelos existentes imitam conjuntos de telhas cerâmicas. Porém, no mercado também há modelos ondulados e trapezoidais.

Telha-de-PVC

As telhas de PVC se destacam pela leveza e facilidade de instalação, mas não são indicadas para regiões de calor ou frio intenso.


Telha metálicas

Já as telhas metálicas são feitas de aço e passam por um processo de galvanização para proteção e conservação. Elas proporcionam economia por ter custos baixos e cobrirem grandes área de uma só vez.

Telha-metálicas

Apesar da grande variedade, todos os modelos devem seguir as NBR 14513 – Telhas de aço revestido de seção ondulada e NBR 14514 – Telhas de aço revestido de seção trapezoidal.


Telha térmica

É um tipo de telha metálica que vem chamando muita atenção. A telha térmica ou sanduiche é feita através da combinação de duas telhas convencionais de aço

Telha-térmica

Os materiais isolantes proporcionam um ótimo isolamento térmico para o imóvel, além dos formatos e cores serem bonitos e modernos. Elas são fabricadas conforme a NBR 16373 – Telhas e painéis termo acústico.


Telhas ecológicas

As telhas ecológicas são feitas com fibras vegetais (celulose) ou materiais reciclados (PET, tubos de pasta de dente e caixas de leite). Elas são muito leves e de fácil instalação.

Telhas-ecológicas

Os modelos existentes no mercado se assemelham as telhas de fibrocimento onduladas. Elas podem ser pigmentadas, por isso existe uma grande variedade de cores para você escolher.


Telhas shingle

As telhas shingle são utilizadas para o sistema de telhado com placas OSB ou cimentícias. São produzidas a partir de massa asfáltica coberta de rocha vulcânica.

Telhas-shingle

Ela é indicada para quem busca durabilidade e estética. São mais leves que as telhas cerâmicas, por isso necessitam de uma estrutura com menos madeiramento ou aço.

Elas existem em diversos formatos e cores e são totalmente impermeáveis. Elas proporcionam um acabamento perfeito, dando um aspecto de telhado uniforme e muito bonito.


Como usa as telhas na obra?

As telhas são utilizadas em todos os tipos de telhados, expostos ou embutidos. Elas são responsáveis pela cobertura, proteção e conforto térmico de casas, prédios, barracões, galpões e demais edificações.



Como comprar telhas?

As telhas são vendidas por peça. O cálculo da quantidade de telhas deverá ser feito de acordo com a inclinação e área do telhado.

Independente do material, as telhas devem ter as seguintes informações na sua face inferior: nome do fabricante, dimensões, rendimento por m² e galga média. Esta última informação, a galga, se refere ao espaçamento das ripas no telhado.

Como-comprar-telhas

Como muitos tipos de telhas não possuem programas de qualidade e normas, na hora de comprar as telhas procure por marcas conhecidas e fabricantes certificados.

Peça pelos laudos técnicos comprovando que as telhas atendem as normas próprias e especificações e resistências da NBR 15575-5 – Edificações habitacionais.


Como armazenar as telhas?

Com a chegada do carregamento de telha, verifique o estado físico delas. Não aceite telhas rachadas, quebradas, com bolhas ou com qualquer outro dano ou irregularidade.

As telhas devem ser condicionadas em locais protegidos de chuvas e altas umidades. Se não for possível armazená-las em locais cobertos, procure cobri-las com lonas plásticas.

Como-armazenar-as-telhas

As telhas de cerâmica e concreto devem ser empilhadas verticalmente, em até três fiadas sobrepostas, sobre superfície plana como piso de concreto. Deve se evitar o contato direto com terra ou barro.

Como-armazenar-as-telhas

Já as peças maiores, como as telhas térmicas, metálicas, de fibrocimento, PVC, polipropileno e policarbonato, devem ser armazenadas na horizontal, sobre tablados ou calços de madeira, com empilhamento máximo de 10 telhas ou 2 m de altura.


Como calcular os materiais de construção?

Quer saber qual é a forma mais fácil de calcular todos os materiais de construção? Então assista o vídeo abaixo e conheça da planilha Calculadora do Obra:

 

Saiba mais sobre a planilha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *