fbpx

Construindo Casas

Materiais-hidráulicos

Materiais hidráulicos: saiba tudo que precisa aqui!

O que são materiais hidráulicos?

Os materiais hidráulicos são as peças que compõem o sistema de distribuição de água e esgoto do imóvel.

Eles são responsáveis pelo abastecimento da caixa d’água, distribuição da água fria e quente até as torneiras e chuveiros, e escoamento do esgoto e águas pluviais.

Investir em materiais hidráulicos de qualidade é fundamental para assegurar conforto e segurança da sua casa no longo prazo.

Afinal, problemas com vazamentos e entupimentos podem ser uma fonte inesgotável de dores de cabeça e gastos.



Quais os tipos de materiais hidráulicos?

Tubos e conexões

Os tubos são peças cilíndricas de grande comprimento e ocas por dentro. Eles são responsáveis pelo transporte da água e esgoto pelo imóvel.

Já as conexões são responsáveis por conectar os tubos e mudar as direções para permitir o funcionamento da instalação hidráulica do imóvel. Elas têm vários formatos, tamanhos e possuem funcionalidades específicas.

Tubos-e-conexões

Os tubos e conexões mais utilizados hoje são feitos de plásticos (PVC, CPVC, entre outros). Porém, você ainda encontra tubos feitos de cobre, aço galvanizado, ferro fundido e cerâmica.


Tubos e conexões de PVC

O PVC (policloreto de vinila) é um dos materiais mais utilizados na construção civil.

Ele veio para substituir o tubo de aço galvanizado e se tornou muito popular devido ao baixo custo e facilidade de instalação.

Existem basicamente 3 tipos de tubos e conexões de PVC, todos para transporte de água fria. São eles:


PVC marrom soldável

Os tubos e conexões de PVC marrom soldável são indicados para o sistema de água fria. Eles são utilizados para fazer o abastecimento da caixa d’água e distribuição da água fria até as torneiras e chuveiros.

PVC-marrom-soldável

Eles são muito resistentes e suportam pressão de até 750 kPa. A instalação é facilitada por serem soldáveis com adesivo plástico e os diâmetros variam de 20 até 110mm.

O tubos e conexões de PVC marrom devem seguir a NBR 5648 – Sistemas prediais de água fria.


PVC branco roscável

Os tubos e conexões de PVC branco roscável também são indicados para o sistema de água fria. Eles acabam sendo menos utilizados devido ao maior custo e dificuldade na instalação.

PVC-branco-roscável

Os tubos e conexões roscáveis são fáceis de desmontar, por isso são ideais para os pontos que precisam de manutenção frequente. Eles são brancos e os diâmetros variam de ½” até 6”.

Os tubos de PVC branco também devem seguir a NBR 5648 – Sistemas prediais de água fria.


PVC branco para esgoto e água pluvial

Os tubos e conexões de PVC branco para esgoto e águas pluviais têm diâmetros maiores e não suportam grande pressão. Eles devem ser utilizados somente para o escoamento do esgoto e água pluviais.

PVC-branco-para-esgoto-e-água-pluvial

Com diâmetro entre 40 e 200mm, os tubos de PVC branco escoam os dejetos pelo caimento, por isso são maiores e não suportam pressão.

Os tubos e conexões são conectados com anel de borracha e pasta para evitar vazamentos.

Estes tubos e conexões devem ser produzidos conforme as especificações da NBR 5688 – Sistemas prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação.


Tubos e conexões de CPVC

O CPVC (policloreto de vinilina clorado) é um material derivado do PVC, porém ele suporta temperaturas de até 80ºC.

Tubos-e-conexões-de-CPVC

Apesar da resistência de alguns profissionais, os tubos e conexões de CPVC vieram para substituir os tubos de cobre utilizados em redes de água quente devido a facilidade de instalação.

Eles são produzidos e testados conforme a NBR 15884 – Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria – policloreto de vinila clorado (CPVC).


Tubos e conexões de cobre e latão

O cobre suporta altas temperaturas e tem uma ótima eficiência térmica e durabilidade, por isso ainda é muito utilizado em instalação de água quente.

Tubos-e-conexões-de-cobre-e-latão

Ao contrário do CPVC, o cobre é muito trabalhoso e requer muitos cuidados na instalação e soldagem.

Os tubos e conexão de cobre e latão devem se enquadrar na NBR 13206 – Tubo de cobre leve, médio e pesado, sem costura, para condução de fluidos.


Registros

Os registros são os equipamentos responsáveis por abrir, fechar ou controlar o fluxo de água.

Normalmente só lembramos da existência deles quando ocorre algum vazamento e queremos impedir que a casa alague. Existem basicamente 3 tipos de registros no mercado:


Registros de pressão

Os registros de pressão controlam o fluxo da água conforme pressão da abertura do no ponto de uso.

Registros-de-pressão

São os registros geralmente utilizados nas torneiras de chuveiros e pias dos banheiros, cozinhas e tanques.


Registros de gaveta e de esfera

Já os registros de gaveta e de esfera bloqueiam totalmente a passagem de água e são utilizados em casos de manutenção. Eles trabalham totalmente abertos ou totalmente fechados, pois não possuem objetivo de controlar a vazão da água.

Registros-de-gaveta-e-de-esfera

Normalmente eles ficam no alto das paredes de banheiros, lavanderia e cozinhas. Para facilitar futuras manutenções aconselha-se instalar 1 registro para cada cômodo que tiver ponto de uso de água.


Caixa d’água

A caixa d’água é um reservatório localizado acima da laje com a principal função de armazenar e abastecer o imóvel com água potável.

Caixa-d’água

Atualmente elas são feitas de polietileno e a capacidade varia de 310 até 5000 litros. Recomenda-se que a caixa d’água possa armazenar água suficiente para suprir a necessidade dos moradores por 24 horas.

As caixas d’água devem ser fabricadas dentro das especificações da NBR 14799 – Reservatório com corpo em polietileno, com tampa em polietileno ou em polipropileno, para água potável, de volume nominal até 2000 L (inclusive).


Aquecedores

Os aquecedores de água mais comuns são os elétricos, a gás ou solares e podem ser divididos em dois grupos, de passagem e por acumulação.

Os aquecedores de passagem são pequenos e aquecem a água ao passar dentro deles. Eles possuem a desvantagem de atender poucos pontos por vez. Um exemplo de aquecedor de passagem elétrico é o próprio chuveiro elétrico.

Já os aquecedores por acumulação são os boilers onde ocorre o aquecimento da água em reservatórios. A sua principal vantagem é de fornecer uma boa quantidade de água quente prontamente disponível.

Aquecedores

Os aquecedores solares têm chamado bastante atenção nos últimos anos por economizar energia. O sistema utiliza a luz solar para aquecer a água fria proveniente da caixa d’água e depois direcionado a água quente ao um boiler para manter sua temperatura.

Quanto aos aquecedores a gás, é muito importante se atentar ao tipo de gás que é utilizado no aquecedor, ele pode ser o natural (encanado) ou GLP (de botijão).

Aquecedores


Ralos e grelhas

Os ralos e grelhas são as peças por onde a água será escoada. Eles se situam nas bacias das pias, no fundo dos tanques, no piso de áreas laváveis como banheiros lavanderias, dentro dos boxes de chuveiro e banheiros.

Ralos-e-grelhas

Eles também são usados em áreas externas para escoar água das chuvas que se acumula nos pisos externos e caem do telhado.


Caixa de Gordura

A caixa de gordura é um pequeno tanque que retém a gordura contida na pia da cozinha e da máquina de lavar louças. Nele a gordura provinda da cozinha se separa da água, permitindo a retirada e limpeza.

Caixa-de-Gordura

Sua instalação, fora da construção, é muito importante, pois a gordura quando esfria se solidifica podendo bloquear a passagem de água nos encanamentos.


Caixa de inspeção

A caixa de inspeção, assim como a caixa de gordura, deve ser instalada fora da construção.

Caixa-de-inspeção

Ela possui o propósito de possibilitar a inspeção e manutenção dos encanamentos de esgotos provindos de banheiros e áreas de serviço sem quebradeiras.


Sistemas de descargas

O sistema de descarga dos vasos sanitários é responsável escoar os efluentes e dejetos do banheiro até o sistema de esgoto. Existem quatro tipos de descarga:


Caixa de descarga

A caixa de descarga um dos tipos de descarga mais simples e antigo. Ela é utilizada em locais onde a tubulação não passa por dentro da parede.

Caixa-de-descarga

A caixa se localiza logo acima do vaso com uma pequena corda na lateral para o acionamento do sistema. A maior desvantagem desse sistema é a estética, pois as tubulações ficam aparentes.


Caixa acoplada

A caixa acoplada é muito utilizada hoje em dia. Sua instalação e manutenção é facilitada, pois a água é armazenada em uma caixa de cerâmica acoplada ao vaso e seu acionamento é feito por uma válvula na sua parte superior.

Caixa-acoplada

Existem versões que maximizam a economia de água tendo na caixa um acionador duplo, que permite liberar quantidades diferentes de água para cada tipo de descarga.


Descarga com válvula hidra

A descarga com válvula hidra consiste num sistema embutido na parede por onde passa um cano de água fria, conectando a caixa d’água ao vaso sanitário.

Descarga-com-válvula-hidra

Quando acionada a válvula ela libera a passagem da água até o vaso e logo em seguida fecha a passagem.

A maior vantagem desse sistema é a pressão da descarga, porém como desvantagem, sua manutenção é mais dificultada em comparação a caixa acoplada já que o sistema é embutido na parede e o gasto de água é maior.


Descarga a vácuo

Já o sistema de descarga a vácuo proporciona a maior economia de água, porém ainda é o mais caro. Ele consome aproximadamente 1,2 litros de água por descarga, enquanto os sistemas convencionais chegam a gastar até 12 litros.

Descarga-a-vácuo

Neste sistema o vácuo aspira os líquidos e dejetos. Sua desvantagem é que necessita de uma bacia e encanamentos preparados para suportar essa pressão do vácuo.


Como usa os materiais hidráulicos na obra?

Os materiais hidráulicos são utilizados para construção do sistema hidráulico do imóvel.

Eles fazem o transporte da água da rua para o abastecimento das caixas d’água e pontos de uso como chuveiros e torneiras.

Além disso, eles também fazem recolhimento e direcionamento do esgoto para a rede pública de tratamento e o escoamento das águas das chuvas.



Como comprar materiais hidráulicos?

Os tubos são comprados com comprimentos de 3 ou 6 metros e os demais materiais por peça.

Na hora de comprar os materiais hidráulicos, tenha em mãos a lista feita de acordo com o projeto hidráulico, com especificações de tamanho, material, diâmetro, capacidade e pressão.

Fique atento e procure comprar os tubos e as peças de conexões da mesma marca, já que em alguns casos as medidas entre diferentes marcas são incompatíveis.

Como-comprar-materiais-hidráulicos

Procure comprar os materiais hidráulicos de marcas que possuem Certificados do INMETRO, Selo do Programa Setorial da Qualidade e Selo de Conformidade as normas ABNT.

Os materiais hidráulicos não são os mais caros da obra, mas são responsáveis por mais de 70% dos problemas pós construção ou reforma. Por isso, fique atento a qualidade dos produtos.


Como armazenar os materiais hidráulicos?

Os materiais hidráulicos devem ser armazenados em locais protegidos e cobertos do sol e chuva.

Como-armazenar-os-materiais-hidráulicos

As pilhas de tubos e conexões devem ser divididas por diâmetro, tipo de materiais e tipo de aplicações para aumentar agilidade e segurança na obra.

Para os tubos não se danificarem, guarde os sempre na posição horizontal amarrados e com empilhamento máximo de 1,5 metros.


Quais as marcas e fabricantes de materiais hidráulicos?

Há diversos fabricantes de materiais hidráulicos no mercado. As principais marcas presentes nas obras de construção e reforma são:

Tigre

A Tigre é uma multinacional brasileira, atuando em 40 países e em todo o Brasil.

Ela é especializada na fabricação de tubos, conexões e reservatórios de água para sistemas hidráulicos residenciais, de infraestrutura e irrigação.

Ela também atua fortemente no mercado de peças de acabamento hidráulico, como chuveiros, torneiras e registros, além de materiais elétricos, como eletrodutos, caixas de passagem e quadros de luz.


Amanco

A marca Amanco pertence a Mexichem, grupo de empresas químicas e petroquímicas líderes no mercado latino-americano.

Reconhecida por inovar, a Amanco preza por qualidade, praticidade e simplicidade.

Ela atua no mercado com produtos para os sistemas hidráulicos residenciais, de irrigação e de infraestruturas, como também com produtos destinados ao sistema elétrico como eletrodutos, quadros de distribuição e caixas de passagem.


Plastilit

A Plastilit é uma das maiores indústrias de conexões, tubos e acessórios de PVC para sistemas prediais do Brasil.

Atuando a mais de 30 anos no mercado, ela possui uma linha completa de produtos para sistemas hidráulicos. Ela também fornece alguns produtos destinados ao sistema elétrico como eletrodutos e caixas de luz.


Krona

A Krona atua no mercado desde 1994. Ela tem uma grande preocupação com a qualidade, por isso todos os seus produtos têm selos de conformidade as normas da ABNT e participação no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQPH).

Ela atua no mercado com uma linha completa de tubos e conexões para sistemas hidráulicos, além de peças de acabamento plásticas como chuveiros e torneiras e alguns materiais para o sistema elétrico, como eletrodutos.


Como calcular os materiais de construção?

Quer saber qual é a forma mais fácil de calcular todos os materiais de construção? Então assista o vídeo abaixo e conheça da planilha Calculadora do Obra:

https://www.youtube.com/watch?v=LXXM7fM9h5E

 

Saiba mais sobre a planilha

3 comentários em “Materiais hidráulicos: saiba tudo que precisa aqui!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *