fbpx

Construindo Casas

Conheça novas tecnologias construtivas para construção civil

Na última década, as novas tecnologias mudaram completamente a forma como vivemos. Seja nos relacionamentos ou no mundo dos negócios, os novos recursos vieram para ficar. No setor da construção civil não foi diferente: já existem novas tecnologias construtivas que são capazes de simplificar a execução de algumas etapas da obra, diminuindo o tempo gasto, aumentando a produtividade dos operários e, também, gerando um produto final com melhor acabamento.

Mas você sabe quais novidades já podemos encontrar nesse setor? Sabe o que é possível fazer com os novos recursos disponíveis? Interessou-se por esse assunto? Então, continue a leitura deste artigo e conheça novas tecnologias construtivas para construção civil!


Contrapiso autonivelante

Uma das primeiras etapas que devem ser cumpridas para o assentamento do porcelanato é a execução do contrapiso. Trata-se de uma etapa árdua e morosa, mas essencial para a fase de acabamento de uma edificação.

Uma das novas tecnologias construtivas para construção civil é o contrapiso autonivelante. Por meio da utilização de uma argamassa especial, que contém um aditivo plastificante, não será necessário o serviço de nivelamento.

Além de agilizar essa etapa, é possível diminuir a quantidade de profissionais, o que compensa o fato da matéria-prima ser mais cara.



Steel Frame

A tecnologia Steel Frame nada mais é do que um sistema construtivo sustentável, baseado na utilização de perfis de aço galvanizado para suportar as cargas da edificação. O grande diferencial da utilização desse sistema encontra-se na racionalização e na otimização dos materiais para a execução das atividades.

Outro ponto que merece destaque é a geração de resíduos. O Steel Frame consegue reduzir esse item, gerando economia para o construtor, uma vez que não serão comprados materiais em excesso.

Porém, nem tudo são flores. Essa nova tecnologia exige uma mão de obra mais qualificada, o que pode encarecer o empreendimento. Mas, obviamente, tudo deve ser colocado na balança. A menor geração de resíduos e a agilidade no serviço fazem com que o sistema seja viável.


Gesso projetado

O gesso é outra etapa lenta e que demanda muito tempo e profissionais para a perfeita execução. Entretanto, já existe no mercado uma solução conhecida como gesso projetado.

Ele permite que o serviço seja realizado com maior celeridade e a obra não dependa da produtividade do profissional. Para realizá-lo, é preciso utilizar uma máquina, que é pequena e de fácil alocação. Contudo, o custo é elevado.

O sistema de gesso projetado é cerca de 30% mais caro que o gesso liso. No entanto, o acabamento é melhor, além de facilitar a etapa de sarrafeamento e agilizar as demais etapas.



Fibra de Carbono

A fibra de carbono é um material composto por fios de fibra com alto teor de carbono, mais finos que nossos fios de cabelo, trançados de forma têxtil e unidos por uma resina epóxi de alto desempenho. Tendo como resultado um material de alta resistência e flexibilidade.

Muito utilizada hoje em peças de carros, capacetes, em aplicações aeroespaciais, aviões, bicicletas. Vêm tendo uma popularização nos canteiros de obras.

Sendo utilizada para reforçar estruturas de construções já existentes. Construções que terão adição de cargas não previstas no projeto original ou passarão por obras e intervenções que poderão desgastar e fragilizar a sua estrutura.

Com uma aplicação muito rápida e eficiente, após 24 horas da fixação do material ele se torna resistente e pode ser revestido como qualquer outra superfície.

O maior benefício da fibra de carbono é que ela não sofre com os efeitos do tempo e clima, desse modo é resistente a corrosão. Portanto é considerada mais durável que o aço.


Compra de materiais de construção

Não, você não leu errado! Já existem novas tecnologias construtivas para construção civil voltadas para a etapa de compra de materiais e acompanhamento de obras. É possível encontrar empresas no mercado, como a PraConstruir, que possuem plataformas que permitem aos usuários fazer a compra dos materiais necessários.

A plataforma é responsável por conectar os construtores aos fornecedores de materiais, facilitando todo o processo de compra. É possível comprar todos os materiais da sua construção em um único site, pelo computador ou celular em qualquer dia e hora.

A grande vantagem desse tipo de plataforma é a praticidade. O construtor não precisa mais ligar ou se deslocar de depósito em depósito para fazer as compras de materiais de construção. Tudo pode ser feito na palma de sua mão.

E aí, o que achou das novas tecnologias construtivas para construção civil? Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre algum assunto? Deixe o seu comentário abaixo!


1 comentário em “Conheça novas tecnologias construtivas para construção civil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *