Todos sabem que uma das maneiras de aumentar a lucratividade da empresa é aumentando a sua base de clientes. Mas como conquistar mais clientes para sua construtora?
A conquista de novos clientes pode ser demorada, não se constrói uma marca do dia para noite. E mais, não tem fim, é preciso estar sempre prospectando e se atualizando.
Para te ajudar, reunimos neste post algumas técnicas que poderão lhe auxiliar na hora de obter novos clientes para a sua construtora. Confira!
1. Conheça os seus concorrentes
Sim, o mercado é competitivo e não faltam opções para o público escolher com quem irá fechar a sua obra.
Identifique quais são os seus principais concorrentes e então, pesquise e explore seus pontos fortes e fracos. Depois de ter feito isso, ficará mais fácil estabelecer os diferenciais que a sua empresa pode oferecer e que deverão ser usados como argumentos para atrair os clientes.
Por exemplo, suponha que em todas as suas obras é utilizado sistema de reaproveitamento de água e isso acaba deixando-as com preço elevado. Porém, ao esclarecer para o cliente, que será um investimento momentâneo e que este sistema será capaz de proporcionar economia ao longo prazo, este poderá ser um fator determinante para ele fechar negócio com a sua construtora, e não com a concorrência.
2. Entenda o seu cliente
Coloque-se no lugar do seu cliente e assim ficará mais fácil detectar o que ele realmente precisa. Para isso o ideal é ouvir mais, fazer as perguntas certas e sem impor a sua opinião.
Só entendendo o cliente é possível evitar um dos problemas mais comuns na área de vendas: oferecer ao cliente o serviço B, quando o que ele realmente necessita é o serviço A.
Por isso, é necessário conhecer bem o seu serviço e o mercado em que atua. Isso poupará você de gastar tempo com pessoas que não estão buscando exatamente o que a sua construtora pode proporcionar.
Usando o mesmo exemplo do sistema de reaproveitamento de água, se o cliente não se importa com a quantidade de água que gasta e não está atento a questões ambientais, dificilmente entenderá que este diferencial agrega valor ao projeto.
3. Adote uma estratégia de marketing digital
Atualmente, as mídias sociais são um meio poderoso de iniciar um processo de venda. Cada vez mais as pessoas buscam empresas que estão presentes e ativas no meio online.
Por exemplo, existem grupos no Facebook que tratam apenas sobre assuntos relacionados à construção civil. E para garantir a exposição da sua marca, é importante que sua construtora esteja e seja atuante em grupos como esses.
Estar atento á posição do seu site nos resultados do Google também é fundamental. As pessoas que estão pesquisando construtoras tendem a clicar apenas nos primeiros resultados da página. Como também estão mais próximas de fechar o negócio com essas marcas de melhor posição no Google.
4. Organize seus processos e faça uma comunicação assertiva
Estar com os processos organizados e ter uma boa comunicação também são pontos essenciais na busca por novos clientes.
Quando o ambiente interno da empresa não está em ordem, falta tempo para dedicar às prospecções e realizar orçamentos. Nesta hora, o investimento em um sistema de gestão de obras pode ser uma boa pedida.
Um bom exemplo é o Obra Prima, uma ferramenta de gestão para empresas da construção civil. Nele é possível fazer o orçamento e planejamento das obras, realizar cotações online, controlar as rotinas administrativas e, principalmente, manter o cliente sempre a par das novidades da obra.
5. Tenha um diferencial competitivo
Imagine o seu cliente tendo que decidir entre o seu orçamento e o de outras empresas, todos com preço, qualidade e prazo de entrega semelhantes. Como se destacar e ser lembrando neste momento tão decisivo?
Que tal contar com um portal do cliente como um diferencial competitivo da sua empresa! Esta funcionalidade também este presente no Obra Prima e o seu cliente poderá:
- Receber novidades e acompanhar a evolução física da obra;
- Visualizar fotos que você tirou com o aplicativo do Obra Prima;
- Receber lembretes de seus compromissos financeiros;
- Fazer uma comunicação assertiva;
Agora que você sabe como conquistar mais clientes, qual tal saber quais são os melhores sistemas de gestão de obras.